terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“A ciência vai à escola” na EB1 da Torreira

A faixa etária dos alunos em aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico é, talvez, a mais indicada para despertar nas crianças a curiosidade sobre o mundo nas suas múltiplas variáveis e diversidade, as diferentes maneiras de o observar e de incentivar o interesse pela sua descoberta.
Com o objectivo de estimular os alunos do 1.º Ciclo para o desenvolvimento de actividades experimentais tendo por base o recurso à experimentação do método da ciência, três docentes da Escola Secundária de Amarante — Margarida Pereira, Sílvia Bandarrinha e Eugénia Timóteo, criaram o projecto “A Ciência vai à Escola”, que está a ser implementado na turma F do 3.º ano.
Estabelecido um protocolo entre os Directores do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz e da Secundária de Amarante, este projecto iniciado a 18 de Novembro (pp) já conta com várias sessões realizadas em contexto de sala de aula.
Na EB1 da Torreira (Fregim) as actividades pedagógicas relativas ao projecto decorrem no período da manhã, duas vezes por mês, às quartas-feiras.
De acordo com o currículo de Estudo do Meio os alunos estão envolvidos no projecto através da realização de actividades de investigação e práticas experimentais, a partir das quais estão a construir um portefólio com registos das actividades desenvolvidas. No final de cada sessão é proposto aos alunos uma tarefa relacionada com os conteúdos abordados.
O projecto “A Ciência vai à Escola” terá a duração de dois anos (2009-2011) proporcionando o acompanhamento da aprendizagem dos alunos até ao final do ciclo.
Esta é uma nova acção científico-pedagógica levada a efeito na EB1 da Torreira, que registamos como uma mais-valia para o processo da aprendizagem, em que os nossos alunos estão envolvidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, especialmente hoje!

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

A quem me deixou parabéns,obrigado!!Especialmente hoje!!!

Flora