terça-feira, 2 de março de 2010

Com a ilustração para iniciar «Semana da Leitura»

De 1 a 5 de Março de 2010 as escolas assinalam com diversas actividades a Semana da Leitura, e na EB1 e JI da Torreira (Fregim) o livro é o tema central do trabalho pedagógico em curso.
Ontem (01/03) da parte da manhã, com o apoio da Areal Editores, no polivalente da escola tivemos um encontro com o ilustrador Rui Castro, que animou uma sessão sobre a ilustração de livros infanto-juvenis, partindo do seu trabalho no livro de Anabela Passos “Gato & preto Passarinhos azuis”.
Os nossos alunos puderam ver os ensaios gráficos e as matrizes do livro até chegar aos desenhos finais e tomaram conhecimento do seu método para a realização de uma ilustração. O trabalho criativo começa pela leitura da história, vai seleccionando as partes a ilustrar, faz esboços uns atrás dos outros, até aparecerem os que vão de encontro à sua interpretação das personagens e enredo do texto.
Rui Castro cativou a audiência explicando como cria as ilustrações que faz e revelando como, através das técnicas do recorte/colagem, da pintura ou da modelagem, materiais comuns podem ganhar nova vida. De acordo com a sua experiência artística como ilustrador, uma boa ilustração respeita o texto mas ambiciona acrescentar-lhe algo mais, quanto mais não seja colorindo as zonas que as palavras deixaram em branco. Talvez por tudo isso, as ilustrações de Rui Castro são divertidas e interagem com o texto de modo eficaz, desvendando outros pormenores dos textos que acompanha.
No final desta actividade houve lugar a uma demonstração de desenho, sob o olhar atento dos alunos, exemplo do interesse que a ilustração suscita nos mais novos. E daí ficou um desafio para as próximas aulas: o de cada um elaborar uma história com o personagem que tinha acabado de ser criado.

2 comentários:

Joana e Lúcia disse...

Olá1 Nós somos a Joana e a Lúcia, ex alunas da professora Anabela, muitos beijinhos para ela. A vossas ilustrações que foram para a Semana da Leitura ficaram óptimas, parabéns a quem as realizou. Todo de bom para vocês.
Beijos!
Joana e Lúcia.

Vânia Magalhães disse...

Quero dar os parabéns às professoras da EB1 Torreira pelo fantástico trabalho que têm desenvolvido. De certeza que se houvessem mais professoras assim, os alunos de Portugal seriam mais empenhados! Em relação à sessão com o ilustrador Rui Castro, devo dizer que gostei imenso do acolhimento e do comportamento dos alunos. Quando as histórias estiverem prontas, gostava de as ler.
Estou à disposição da escola para mais iniciativas deste género!
Até muito breve!
Vânia Magalhães, Areal Editores