quinta-feira, 25 de março de 2010

A Água no Tâmega a reflectir usos insustentáveis

Desde há 18 anos (1992-2010) o dia 22 de Março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) Dia Mundial da Água.
Sendo abundante no planeta, mas cada vez mais escassa nas suas propriedades naturais em virtude da poluição que sobre ela é vertida, a Água reflecte hoje o desenvolvimento das sociedades humanas e a qualidade do ambiente reservado ao Homem.
Este ano o Dia Mundial da Água é dedicado ao tema “Água Limpa para Um Mundo Saudável”. A necessidade da conservação da Água potável associada à enorme carência de saneamento básico adequado à sua preservação e ao seu uso sustentável justificam a campanha da ONU tendo em vista alargar e aumentar a consciencialização do problema como forma de partir para a sua solução.
A saúde do planeta depende de nós, de cada um e da sociedade, e todos nós dependemos do estado de saúde dos recursos naturais, solo, ar e água, sendo os países pobres os que mais reflectem escassez e falta de qualidade dos recursos hídricos.
Um exemplo em como é importante aproveitar este dia mundial para reflectir localmente o que há a corrigir na nossa sociedade, no âmbito da relação estabelecida com a Água, está patente no vídeo sobre o rio Tâmega, às portas da cidade de Amarante, feito no Verão passado (2009), tal como pode ser visto a seguir.


2 comentários:

Anónimo disse...

Este blog, não é de alunos é para classificar professores.

Anabela Magalhães disse...

Mas que mensagem mais disparatada aqui nos deixou este anónimo.
Confesso que nutro por eles, pelos anónimos, um "carinho" muito especial. Cobardes q.b. nunca assumem um comentário de cara destapada e invejam o trabalho dos outros apenas porque, de tão vazios, nada têm a mostrar, nada podem partilhar com o mundo.
Continuai o vosso trabalho de Excelência. Porque é sempre um prazer passar por aqui.