sábado, 20 de março de 2010

O Ambiente em actividades lúdico-pedagógicas

Entre as diversas áreas do conhecimento que constituem domínios privilegiados da educação escolar contemporânea, o Ambiente e os recursos da Natureza têm lugar assegurado.
A relação estreita e dependente, sempre presente, entre o homem e as condições que a Terra oferece, em cada um, carece de conhecimento de modo a permitir uma ampla e generalizada consciência ambiental.
A escola, nos vários graus de ensino, é o contexto adequado à formação e consciencialização dos seus alunos, crianças e jovens hoje, homens amanhã, dado que a disponibilidade para a recepção de informação e as mudanças de comportamento são mais prováveis nas faixas etárias mais jovens, como é o caso dos nossos alunos no 1.ºCiclo da escolaridade.
Associado ao facto da EB1 de Torreira (Fregim) estar inserida em meio rural, aqui encontramos o contexto ideal para o implemento do projecto a que nos propusemos – “A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos”, com o apoio da empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP).
Ontem (19/03), a Eb1 da Torreira (Fregim) viveu um ambiente de muita motivação, dedicado inteiramente ao Ambiente com enfoque na temática da Água.
Presentes na escola estiveram técnicos especializados ao serviço da empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP), trazendo consigo diversas actividades lúdico-pedagógicas.
Antes do início das actividades, na presença de todos os alunos, professores, e funcionárias da Eb1 de Torreira, do director e directora adjunta do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz, de um elemento da associação de pais e do coordenador do núcleo de escolas da Igreja, foram entregues os prémios com que a nossa escola foi agraciada no âmbito do Projecto «Mil Escolas». Os representantes da empresa AdDP trouxeram, ainda, um prémio-surpresa – um kit de sementeira – que iremos utilizar na manutenção da “horta biológica”, projecto pedagógico que este ano lectivo 2009/2010 está em curso na escola.
Com as salas de aula preparadas, libertas de mesas e cadeiras, e com os alunos motivados e divididos por turmas, o “Ambiente” esteve presente em todas as actividades realizadas.
A dinâmica foi criada em trabalho colectivo, com o jogo dramático recorrendo à expressão corporal e à capacidade imaginativa individual, com os alunos a representarem seres vivos nos seus habitats.
Para despertar nos alunos a curiosidade pelo conhecimento, partindo da formulação de hipóteses, foram efectuadas experiências simples sobre algumas propriedades da água.
Em todas as actividades esteve muito presente a participação dos alunos em permanente interacção com os monitores, num dia pleno de actividades marcado pelas actualíssimas temáticas do Ambiente.

5 comentários:

Anónimo disse...

PARABENS ESCOLA ,PELOS PREMIOS E PELO DIA MAGNIFICO QUE PROPOSERAM AOS NOSSOS FILHOS.
CRISTINA

Unknown disse...

Nós gostámos muito de participar nas actividades do Projecto Mil Escolas.

Foi um dia muito divertido.

Anónimo disse...

Foi um dia bem divertido!
Aprendemos coisas novas e demonstramos os nossos saberes.
2ºC

Maria José Pinto disse...

Maria José
Muito interessante o vosso blog!
Continuem o bom trabalho e a apostar nas boas práticas pedagógicas.

Maria José Pinto disse...

Maria José
Muito interessante o vosso blog!
Continuem o bom trabalho e a apostar nas boas práticas pedagógicas.