quarta-feira, 10 de março de 2010

A semana da leitura em registo

A “semana da leitura”, na EB1 da Torreira (Fregim), que decorreu de 1 a 5 de Março 2010, foi uma verdadeira festa do livro porque a escola esteve envolvida em actividades em que o livro e as leituras estiveram sempre presentes.
Enquadrado na temática proposta pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), com os alunos das oito salas de aula desta escola, houve lugar à leitura de textos por leitores convidados, encarregados de educação e Director do Agrupamento; os alunos do 1.º ano leram a história, “O Peixe”, aos alunos do Pré-escolar; os aluno do Pré-escolar vieram cantar a canção, “Eu sou um livro”, a todas as turmas; fizeram-se declamações de poesia, lengalengas; os alunos do 4.ºano representaram uma peça de teatro, para todos os alunos da escola, sobre a temática da “Segur@net”; houve a apresentação da história, “O sapo apaixonado” em PPT; houve um pequeno teatro da história, “O Tico e a Teca”, com recursos a fantoches, feito por um aluno NEE; tivemos a presença do ilustrador, Rui Castro, com o livro” Gato Preto &Passarinhos Azuis” e da contadora de histórias, Andreia Macedo, com a história,”O Cuquedo”.
Os alunos, com necessidades educativas especiais, da EB1 da Igreja apresentaram a história “Eu quero um amigo” em PowerPoint.
Houve muita comunicação inter-turmas. O trabalho desenvolvido em cada sala de aula foi posteriormente apresentado aos restantes alunos da escola.
A par do incentivo à leitura, também a escrita e o desenho foram estimulados. Todos os alunos, desde os mais pequenos, fizeram registos sobre a temática do livro. Deu-se continuidade à história “Gato Preto &Passarinhos Azuis”, criaram-se histórias com o personagem criado pelo ilustrador, fizeram-se recontos, textos narrativos, poesias, banda desenhada ou simplesmente desenhos.
As actividades que a escola proporcionou, sobre o livro e a leitura, resultaram em trabalhos que reflectem bem o interesse que essas actividades despertaram nos alunos.
Espera-se agora progresso nas aprendizagens.



2 comentários:

Ana Jacinta disse...

Olá eu sou a Ana Jacinta ex aluna da professora Anabela e queria mandar-lhe muitos beijinhos!
O vosso blog é espectacular!
Beijos!

Lúcia disse...

Olá! Eu sou a Lúcia, ex aluna da professora Anabela, muitos beijinhos para ela.
Pelas fotos que estão no blog já vi que a semana da leitura foi muito divertida e interessante.
Parabéns por o vosso trabalho.
Bom trabalho e continuação de um bom ano lectivo.
Lúcia.