domingo, 13 de junho de 2010

Visita à central hidroeléctrica do Carrapatelo

A visita de estudo que os alunos da EB1 e do JI da Torreira (Fregim) efectuaram à Barragem do Carrapatelo (rio Douro) constituiu a realização de uma actividade de concretização do tema integrador “O Uso Sustentável dos Recursos Energéticos”, que o Agrupamento de Escolas de Vila Caiz adoptou no âmbito do Plano Anual de Actividades para o ano lectivo 2009/2010.
Divididos em dois grupos, a visita foi efectuada nos dias (20/05 e 24/05), para que os alunos tivessem a oportunidade de conhecer de perto uma grande central de produção de energia hidroeléctrica. O Ambiente esteve no centro da abordagem do tema que comporta as diversas fontes de energia, nomeadamente das energias renováveis (FER), onde as centrais mini-hídricas se enquadram.
Saídos da escola pela manhã, ao longo da margem do Tâmega em direcção ao rio Douro, ao sul do Marco de Canaveses, depois de passar Penha Longa, ao fundo do vale a reter as águas do Douro avistámos a central hidroeléctrica, a conhecida Barragem do Carrapatelo.
A actividade constou de visita guiada ao interior da barragem, estrutura feita em betão , onde foi explicado o seu modo de funcionamento e como a corrente eléctrica é produzida na central hidroeléctrica.
No final da visita foi aberta uma comporta, tendo sido possível observar a força com que a água é descarregada da albufeira para jusante.
A Barragem do Carrapatelo foi iniciada em 1965 e a construção terminou em 1972. Possui uma eclusa de navegação e uma eclusa de peixes.
O nome desta Barragem vem da Casa do Carrapatelo, localizada na margem direita do rio Douro, famosa pelo assalto do não menos famoso Zé do Telhado.


2 comentários:

Alexandre Marinho disse...

Também já visitei esta barragem e são sem dúvida locais que pela sua espectacularidade e tecnologia envolvida merecem uma visita. Parabéns pela inciativa.

Anónimo disse...

Para as minhas amigas da escola Torreira (Amarante ) um abraço grande.
Deolinda