quarta-feira, 23 de junho de 2010

Actividades de final de ano no Agrupamento

O ano lectivo de 2009/2010 encerrou oficialmente no dia 18 de Junho (pp), data em que nos estabelecimentos escolares do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz se multiplicaram actividades especialmente preparadas para assinalar aquele dia que é sempre vivido muito intensamente pela população estudantil.
Depois de uma manhã muito movimentada e divertida para os alunos da EB1 de Torreira (Fregim), a tarde e parte da noite foi ocupada em três outras escolas básicas do Agrupamento, convites que foram correspondidos enquanto coordenadora do Conselho de Docentes.
Evidenciando-se as actividades alusivas ao terminus do ano lectivo, não ocorridas na EB1 de Torreira (Fregim) deve-se aqui o seu registo pelo potencial didáctico que possuem.

EB1 de Estremadouro (Louredo) – A tradição do folclore da região esteve representada na actuação do experiente Rancho Folclórico da Casa do Povo de Louredo e Fregim, do qual fazem parte um aluno da EB1 de Torreira (Frgim) e dois alunos de Estremadouro.
Foi num ambiente muito simpático, na presença dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, professores e comunidade educativa, que os elementos deste rancho, dançaram e cantaram, transformando momentaneamente o recreio da escola num palco muito dinamizado pela graciosidade das danças e das músicas e cantares da tradição popular.

EB1 de Vilarinho (Vila Caiz) – Entre várias actividades com os alunos, foi realizada uma homenagem aos cidadãos Joaquim Pinheiro de Magalhães, João Pinto, Miguel Pinheiro e Joaquim Azevedo de Magalhães, que há cerca de 40 anos diligenciaram no sentido da criação da Escola Primária de Vilarinho pelo Ministério da Educação Nacional. Coube ao director do Agrupamento iniciar este pequeno mas significativo tributo, sendo seu pai, João Pinto, um dos homenageados, o único presente.

JI de Torreira (Fregim) – A conclusão do ano lectivo foi assinalada com a realização de uma festa-convívio organizada pelas educadoras. Cada uma das três salas do pré-escolar apresentou uma marcha popular, numa organização levada ao pormenor dos trajes, da representação e das músicas escolhidas. A representação bem ensaiada dos mais pequeninos contagiou todos os presentes, particularmente os pais e encarregados de educação.
Em ambiente de muita alegria, logo que concluído o programa das crianças, foi a vez das mães surpreenderem, sob o olhar atento dos seus filhos e da curiosidade dos presentes, dançando duas músicas muito alegres e bem ensaiadas. A terminar houve lugar a um lanche em que o convívio esteve entre todos os presentes.

EB2,3 de Vila Caiz - À noite, na escola-sede do Agrupamento, os alunos do 8.º ano de escolaridade apresentaram em palco uma extraordinária dramatização adaptada do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen “O Rapaz de Bronze”. O ambiente era o de um belo jardim cheio de flores, presente nos cenários e nos adereços realizados na escola.
O último dia do ano lectivo de 2009/2010 foi intenso, programado e desenvolvido com actividades de grande valor lúdico e pedagógico de abertura à comunidade escolar e social podendo ser visto como uma forma de optimização dos recursos existentes na escola com vista à valorização de todos os momentos do processo educativo.

Filme sala 1

Filme sala 2

Filme sala 3

Mães dos finalistas JI

Sem comentários: