terça-feira, 1 de junho de 2010

Um dia (1/06) inteiramente dedicado à Criança

O dia 1 de Junho é a data internacionalmente consagrada à Criança.
Celebrar a Criança e lembrar os seus direitos em Saúde, Educação, Igualdade e Protecção, mais de meio século depois de aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959-2010) pela Organização das Nações Unidas (ONU) e 20 anos após de adoptada a Convenção dos Direitos da Criança (1989-2010) pela Assembleia Geral da ONU, pode parecer não fazer sentido na Escola actual, mas a verdade é que a sua salvaguarda ainda não está universalmente garantida.
Com o processo educativo centrado nas necessidades de aprendizagem individual dos alunos, na EB 1de Torreira (Fregim) o Dia Internacional da Criança foi assinalado pela realização de um conjunto de actividades exigentes em exercício físico, programadas e supervisionadas pelo prof. Pedro (AEC).
Logo pela manhã, deslocada a população escolar à cidade de Amarante, foi junto ao Tâmega, no Parque Desportivo da Costa Grande onde as crianças da escola da Torreira praticaram rotativamente quatro actividades diferenciadas: salto em comprimento, futebol, andebol de praia e atletismo (50m).
O tempo ensolarado e quente já a antecipar o Verão ajudou às actividades ao ar livre da manhã, mas na segunda parte do dia o cansaço era visível em todos, alunos e professores.
Já na escola, a tarde foi cumprida numa dinâmica lectiva informal, proporcionando a visualização de um filme, realização de jogos, a audição de músicas, elaboração de pinturas, num dia muito especial inteiramente dedicado à Criança.

Sem comentários: