sexta-feira, 28 de maio de 2010

Última Assembleia de Escola do ano de 2009/2010

No pavilhão polivalente do pólo escolar da Torreira, hoje (28/05/10), pelas 14h30, teve lugar a última reunião da Assembleia de Escola da EB1 e JI da Torreira (Fregim) do ano lectivo 2009/2010, registando a presença da totalidade dos alunos.
A sessão foi presidida por uma Mesa formada por duas alunas da turma G do 4.º ano, eleitas pelos pares, e por um aluno de cada uma das restantes turmas, incluindo os alunos do pré-escolar, em representação dos colegas. Esta foi a forma encontrada para uma operacionalização mais eficaz desta actividade.
No amplo papel educativo que a Escola cumpre com os seus alunos, um dos domínios igualmente importantes é o da Educação para a Cidadania. Situar o aluno no seu contexto e promover ou despertar o seu sentido crítico e o seu contributo para o encontro de soluções de interesse comum é um dos exercícios colectivos que a EB1 da Torreira (Fregim) vem promovendo por via da realização de uma sessão da Assembleia de Escola por cada período lectivo.
Com a realização deste plenário de alunos, neste final de ano lectivo, foi altura de fazer um balanço do que tinha sido cumprido das decisões tomadas na última assembleia e verificar se os problemas antes constatados ainda se faziam sentir ou não.
Cada um dos elementos da Mesa, em representação dos seus pares, esteve de acordo que, embora conhecendo as regras, muitos continuam, no dia-a-dia, a esquecer de as cumprir. Como se tratava da última reunião deste ano lectivo não foram elencadas novas regras, tendo todos mostrado vontade de melhorar os seus comportamentos.
Com recurso ao datashow, foram apresentadas algumas opiniões de boas práticas, por parte dos alunos do 4.º ano, organizadores desta assembleia de escola.
No final desta sessão, e como das outras vezes, com os registos que foram fazendo, os elementos da Mesa elaboraram a respectiva acta que será lida e afixada em todas as salas de aula.

Sem comentários: