terça-feira, 4 de maio de 2010

Alunos realizam experiências sobre electricidade

Com os progressos verificados em todos os domínios da ciência e a evolução registada nos métodos de ensino, cada vez mais cedo novos conhecimentos chegam à escola por via da sua inclusão nos programas, e com eles a orientação metodológica para um tipo de ensino mais experimental.
Conhecer o método das ciências e saber aplicar todas as suas fases desde o levantamento da dúvida até à certeza dos factos – da interrogação à conclusão – são conteúdos essenciais nas aprendizagens que a escola do 1.º Ciclo do ensino básico tem por missão ensinar.
Duas professoras da EB1 da Torreira (Fregim), a leccionar o 2.º ano de escolaridade - que, desde Outubro de 2009, vêm a frequentar uma acção do Ministério da Educação no âmbito do programa de formação em ensino experimental das ciências - prepararam e levaram a efeito uma aula conjunta onde esteve em evidência a realização de algumas experiências sobre electricidade. No decurso da primeira parte da aula, os alunos, sempre muito motivados, reviram a construção e o funcionamento de um circuito eléctrico e identificaram os materiais, sólidos e líquidos, que são bons ou maus condutores da corrente eléctrica. Enquanto na segunda metade, com todos os alunos a quererem participar, construíram dois tipos de circuitos eléctricos: “ligação em paralelo” e “ligação em série”.
Com as experiências efectuadas os alunos do 2.º ano puderam seguir as várias etapas do método científico, questionando, observando, prevendo e concluindo, numa aula muito instrutiva que prendeu a curiosidade, a atenção e a participação de todos.
O método, que abriu caminho à investigação e dá credibilidade aos resultados obtidos pelas ciências, chegou à escola do ensino básico e na EB1 da Torreira (Fregim) faz o seu progresso entre os alunos no 1.º Ciclo.

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