quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de São Martinho assinalado na escola

Dando cumprimento ao estipulado no Plano Anual de Actividades (PAA), o dia lectivo de hoje, 11 de Novembro, na EB1 e JI da Torreira, foi assinalado com a realização de duas actividades – feira de Outono e magusto.
Da parte da manhã teve lugar a designada “Feira de Outono”. Esta actividade é caracterizada por um espírito de colaboração e entreajuda entre os elementos da comunidade educativa já que a maior parte dos produtos da feira são oferecidos pelos encarregados de educação, havendo da parte de funcionárias e professores um grande envolvimento para levar a efeito esta actividade. Para venda, havia alguns trabalhos realizados por professores e alunos em contexto de sala de aula, muitos frutos e legumes da época, compotas, marmelada, frutos secos e não faltou a deliciosa broa confeccionada e oferecida pela D.Lurdes, auxiliar educativa da nossa escola, já aposentada. Este ano, e pela primeira vez, proporcionou-se aos visitantes a possibilidade de tomarem um café, no recinto da feira.
À semelhança dos anos anteriores houve uma grande adesão a esta iniciativa o que proporcionou que a actividade resultasse em êxito.
Da parte da tarde teve lugar no recinto do recreio da EB1 o tradicional magusto.
Envolvendo todos os alunos da EB1 e do JI, foi feita uma fogueira, com “caruma”, onde foram assadas algumas das castanhas, tendo as restantes sido assadas no forno da cantina. À volta da fogueira e enquanto as castanhas assavam, os alunos entoaram canções alusivas ao São Martinho, com cartuchos de papel na mão, para depois poderem colocar as castanhas dentro, à moda da nossa tradição. “Quentinhas e boas”, ficaram as castanhas assadas no nosso magusto.
No final, e como é da tradição, a maioria dos alunos não passou sem se enfarruscar. Muitos deles com a cara negra como o carvão, pediram que os fotografasse e foi o que aconteceu ao terminar esta actividade escolar.
Está de parabéns toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionárias, pais e encarregados de educação), que colaborou na realização e no êxito de mais esta iniciativa escolar que começa a fazer tradição no meio local.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço a toda a comunidade educativa pelo esforço e empenho nas actividades realizadas, contribuindo assim para o sucesso das mesmas.
A coordenadora,
Neide Teixeira