quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Caixas-ninho colocadas para os chapins

No âmbito do projecto pedagógico “O CHAPIM NA ESCOLA – Biodiversidade, Aves e Habitat”, a colocação de ninhos artificiais nas árvores do recinto do JI e da EB 1 da Torreira (Fregim) teve lugar (10/02) mesmo sem a poda das árvores, motivo que originou o adiamento da actividade. Este ano, afinal, contrariamente à informação que nos havia sido transmitida, por orientação da Câmara Municipal de Amarante (CMA) as árvores do recinto escolar não vão ser podadas.
Ao início de uma tarde ensolarada e de temperatura amena, as turmas do JI e da EB1, participaram na actividade de colocação dos ninhos. Em cada uma das turmas os alunos escolheram dois ninhos para colocar nas árvores dos dois estabelecimentos de ensino, enquanto os restantes … ninhos foram levados pelos alunos para serem colocados nas proximidades das suas casas. No pólo da Torreira (Fregim) em 11 árvores foram colocados 23 ninhos.
Para além da adesão dos docentes, do empenho dos alunos e dos seus encarregados de educação, esta actividade contou com a colaboração de um funcionário da CMA e a orientação do professor Marinho da EB 2,3 de Vila Caiz. A sensibilidade para as questões ambientais, nomeadamente no que refere à temática da conservação das aves, fez com que a sua presença fosse de grande utilidade na colocação das caixas-ninhos, revestindo o valor de uma actividade de articulação inter-ciclos, voluntária e eficaz.
Entretanto, ficamos à espera que os chapins descubram, ocupem e procriem nas novas casas colocadas ao seu dispor.

6 comentários:

História em Movimento disse...

Ah! Foi por isso que veio o Sol... de novo...
Lindas fotografias que acompanham a beleza da actividade!
Bjs

Fatima Teixeira disse...

Lindas fotos e lindo dia , força Macedo põe essa linda gaiola na arvore para que uma familia de Chapins faça ai o seu ninho e seja muito feliz.

Anónimo disse...

Em tanto tempo de trabalho tenho participado em muitos projetos, uns por iniciativa própria e outros para os quais sou solicitada. Nenhum como este proporcionou tão grande envolvência de toda a comunidade e prática interdisciplinar. Pela forma entusiasmada como todos se empenharam nas atividades desde o início até ao fim e pelas aprendizagens conseguidas, os alunos dificilmente se esquecerão deste projeto.
Parabéns a todos.
Professora Eugénia

Anónimo disse...

Tenho a certeza que estes meninos lindos não vão esquecer este dia...
Parabéns à equipa!

Mariana Cruz

zecarlosteixeira . disse...

Qual e a orientacao que devem ter os ninhos? Devem estar voltados para sul ou nascente?

zecarlosteixeira . disse...

Qual e a orientacao que devem ter os ninhos? Devem estar voltados para sul ou nascente?