sexta-feira, 6 de maio de 2011

Prova de Aferição de Língua Portuguesa

Cumprindo o que o Ministério da Educação (ME) designa de ‘provas de aferição’, hoje (6/05), pelas 10:00 horas, os alunos iniciaram a resolução da Prova de Aferição de Língua Portuguesa. Por esse facto, pela manhã apenas os alunos do 4.º ano de escolaridade compareceram na EB1 da Torreira (Fregim).
De acordo com o ME, o objectivo desta prova visa a recolha de dados relevantes sobre os níveis de desempenho dos alunos, no que respeita às aprendizagens adquiridas e às competências desenvolvidas. Constitui ainda «um instrumento de diagnóstico posto à disposição das escolas e dos professores, no intuito de possibilitar uma reflexão colectiva e individual sobre a adequação das práticas lectivas, com o propósito de contribuir para a tomada de decisões no sentido de melhorar a qualidade de ensino e aumentar a confiança social no sistema escolar.»
Na escola da Torreira (Fregim) foram 25 os alunos que realizaram esta prova. Este ano, e pela primeira vez, em cada sala estiveram como ‘aplicadores’ ou vigilantes da prova dois professores, um do 1.º Ciclo e outro do 2.º Ciclo.
No final, havia alunos que estavam satisfeitos com a realização da prova, fazendo constar que lhes tinha corrido bem, enquanto outros, no entanto, estavam cabisbaixos por considerarem não terem tido tempo suficiente para a resolução integral do teste, e acharam-no longo.
Agora, para que os professores obtenham da prova os indicadores que contribuam para melhorar o processo de ensino, teremos de aguardar pelos resultados obtidos pelos nossos alunos para ver se o texto adaptado de Isabel Zambujal, A menina que Sorria a Dormir – que fala de uma menina chamada Glória que só conseguia dormir embalada por uma história – foi bem entendido e interpretado.
Da parte da tarde a escola voltou ao seu normal funcionamento, até à próxima Quarta-feira (11/05) quando será realizada nova prova de aferição, aí na Área de Matemática.

Para aceder à prova, clicar em
> Caderno 1
> Caderno 2

2 comentários:

Braga Agora disse...

Quando se acede à prova, o ficheiro não tem nada, nem no caderno 1 nem no caderno 2.

Anónimo disse...

Acabei de ver o conteúdo do caderno 1 e 2 da Prova de Aferição de Língua Portuguesa, realizada no dia 06 do corrente.
Neide