Progredindo o ano lectivo 2010/2011 em direcção ao seu momento conclusivo, com os programas escolares a aproximarem-se do seu termo assim como as actividades de ensino/aprendizagem quase cumpridas, as EB1 e o Jardim-de-Infância do núcleo da Torreira (Fregim) hoje (19/05) levaram a efeito a realização conjunta de uma acção pedagógica - visita de estudo - para os alunos de ambos os estabelecimentos de ensino.
Com esta visita de estudo ao zoológico e espaço pedagógico da Quinta de Santo Inácio, localizada em Vila Nova de Gaia, foi proporcionado aos nossos alunos diversos momentos de aprendizagem sobre temas ambientais e o desenvolvimento de atitudes de responsabilização em ambiente de convívio e cooperação.
Para além de constituir um espaço recreativo, a Quinta de S. Inácio é um parque pedagógico que dispõe de actividades apropriadas e direccionadas às crianças onde vivem mais de 200 espécies de animais exóticos, algumas ameaçadas de extinção. O Zoo visitado engloba um insectário (mais de 40 espécies), um reptilário (mais de 30 espécies), aves de rapina e aves da floresta tropical, entre outros.
A visita começou no dia anterior, tendo sido preparada com os alunos na sala de aula. Todos assistiram à passagem de um vídeo sobre o espaço da Quinta e foram relembradas as regras a cumprir, nomeadamente os cuidados de segurança a ter durante a saída das escolas, para que tudo decorresse da melhor maneira, como aconteceu.
Já em visita, na Quinta de Santo Inácio, em grupos bem organizados pelos respectivos professores, ao longo da manhã, os alunos puderam assistir a uma exibição de aves de rapina e observar, além dos animais, árvores centenárias de várias espécies e outros tipos de plantas.
Após a refeição, feita ao tipo de um picnic num espaço amplo e com parque infantil, foi chegado um momento muito apreciado por todos e que decorre sempre entre muitas brincadeiras o que faz as delícias da pequenada. Antes do regresso às escolas, ainda houve lugar a assistir a uma exibição com répteis.
Muito mais do que um mero passeio escolar, esta visita de estudo constituiu uma situação de aprendizagem excepcional, favorecedora da aquisição e consolidação de conhecimentos que não seriam possíveis no espaço das escolas. Incentivada a sociabilidade para mais de 200 crianças, dos quatro anos de escolaridade da escola básica e do jardim-de-infância, esta também foi uma actividade de articulação entre os dois níveis de ensino.
Com esta visita de estudo ao zoológico e espaço pedagógico da Quinta de Santo Inácio, localizada em Vila Nova de Gaia, foi proporcionado aos nossos alunos diversos momentos de aprendizagem sobre temas ambientais e o desenvolvimento de atitudes de responsabilização em ambiente de convívio e cooperação.
Para além de constituir um espaço recreativo, a Quinta de S. Inácio é um parque pedagógico que dispõe de actividades apropriadas e direccionadas às crianças onde vivem mais de 200 espécies de animais exóticos, algumas ameaçadas de extinção. O Zoo visitado engloba um insectário (mais de 40 espécies), um reptilário (mais de 30 espécies), aves de rapina e aves da floresta tropical, entre outros.
A visita começou no dia anterior, tendo sido preparada com os alunos na sala de aula. Todos assistiram à passagem de um vídeo sobre o espaço da Quinta e foram relembradas as regras a cumprir, nomeadamente os cuidados de segurança a ter durante a saída das escolas, para que tudo decorresse da melhor maneira, como aconteceu.
Já em visita, na Quinta de Santo Inácio, em grupos bem organizados pelos respectivos professores, ao longo da manhã, os alunos puderam assistir a uma exibição de aves de rapina e observar, além dos animais, árvores centenárias de várias espécies e outros tipos de plantas.
Após a refeição, feita ao tipo de um picnic num espaço amplo e com parque infantil, foi chegado um momento muito apreciado por todos e que decorre sempre entre muitas brincadeiras o que faz as delícias da pequenada. Antes do regresso às escolas, ainda houve lugar a assistir a uma exibição com répteis.
Muito mais do que um mero passeio escolar, esta visita de estudo constituiu uma situação de aprendizagem excepcional, favorecedora da aquisição e consolidação de conhecimentos que não seriam possíveis no espaço das escolas. Incentivada a sociabilidade para mais de 200 crianças, dos quatro anos de escolaridade da escola básica e do jardim-de-infância, esta também foi uma actividade de articulação entre os dois níveis de ensino.
1 comentário:
Que sitio maravilhoso,dos comentarios que ouvi de alguns meninos do jardim e da escola eles adoraram.Pois tenho que fazer uma visita porque o meu filho quer voltar.Tambem sei que o almoço correu muito bem,era delicioso.Bom trabalho e ate breve.Ass. Lina
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