As características físicas da EB1 IJI de Torreira, pela sua proximidade, permitem uma intensa cooperação entre os agentes educativos, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento de actividades conjuntas e ao desenvolvimento de projectos de articulação e continuidade pedagógica entre as salas do Pré-Escolar e 1º Ciclo.
Durante todo o ano letivo em curso, foram muitas e variadas as actividades já desenvolvidas pelos dois estabelecimento de ensino.
De acordo com o planificado, hoje os alunos de 5 anos da sala 1 do JI tiveram uma aula diferente. Com o objectivo de vivenciarem situações de sala de aula no 1.º Ciclo, foram, juntamente com a educadora, assistir e participar numa aula com alunos deste grau de ensino. Distribuídos por duas salas, sete alunos em cada uma, apresentaram-se com um livro – adquirido para preparação e consolidação dos pré-requisitos necessários ao ingresso no 1.º Ciclo – e um estojo cheio de material, devidamente preparados para o trabalho que iriam realizar. Em alguns, viu-se um certo receio à medida que se aproximavam da entrada das salas, mas na maioria deles foi notório um entusiasmo expectante. Os colegas do 1.ºciclo receberam-nos muito bem. Nas salas já estavam lugares à sua espera que eles ocuparam, integrando-se na turma. Pouco tempo depois, a aula decorria com normalidade a demonstrar que o objectivo pretendido com esta actividade estava atingido. A integração estava conseguida. Ficou a promessa que voltariam na próxima semana e nas que ainda faltam até ao final do ano lectivo.
Ficamos à espera.
Durante todo o ano letivo em curso, foram muitas e variadas as actividades já desenvolvidas pelos dois estabelecimento de ensino.
De acordo com o planificado, hoje os alunos de 5 anos da sala 1 do JI tiveram uma aula diferente. Com o objectivo de vivenciarem situações de sala de aula no 1.º Ciclo, foram, juntamente com a educadora, assistir e participar numa aula com alunos deste grau de ensino. Distribuídos por duas salas, sete alunos em cada uma, apresentaram-se com um livro – adquirido para preparação e consolidação dos pré-requisitos necessários ao ingresso no 1.º Ciclo – e um estojo cheio de material, devidamente preparados para o trabalho que iriam realizar. Em alguns, viu-se um certo receio à medida que se aproximavam da entrada das salas, mas na maioria deles foi notório um entusiasmo expectante. Os colegas do 1.ºciclo receberam-nos muito bem. Nas salas já estavam lugares à sua espera que eles ocuparam, integrando-se na turma. Pouco tempo depois, a aula decorria com normalidade a demonstrar que o objectivo pretendido com esta actividade estava atingido. A integração estava conseguida. Ficou a promessa que voltariam na próxima semana e nas que ainda faltam até ao final do ano lectivo.
Ficamos à espera.
1 comentário:
Tenho a certeza que foi um dia inesquecível para estas crianças. Não há dúvida que por aqui se faz um bom trabalho.
Parabéns a todos pelo seu empenho.
Neide
Enviar um comentário