terça-feira, 3 de maio de 2011

Pré-escolar e 1.ºciclo em aula conjunta

As características físicas da EB1 IJI de Torreira, pela sua proximidade, permitem uma intensa cooperação entre os agentes educativos, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento de actividades conjuntas e ao desenvolvimento de projectos de articulação e continuidade pedagógica entre as salas do Pré-Escolar e 1º Ciclo.
Durante todo o ano letivo em curso, foram muitas e variadas as actividades já desenvolvidas pelos dois estabelecimento de ensino.
De acordo com o planificado, hoje os alunos de 5 anos da sala 1 do JI tiveram uma aula diferente. Com o objectivo de vivenciarem situações de sala de aula no 1.º Ciclo, foram, juntamente com a educadora, assistir e participar numa aula com alunos deste grau de ensino. Distribuídos por duas salas, sete alunos em cada uma, apresentaram-se com um livro – adquirido para preparação e consolidação dos pré-requisitos necessários ao ingresso no 1.º Ciclo – e um estojo cheio de material, devidamente preparados para o trabalho que iriam realizar. Em alguns, viu-se um certo receio à medida que se aproximavam da entrada das salas, mas na maioria deles foi notório um entusiasmo expectante. Os colegas do 1.ºciclo receberam-nos muito bem. Nas salas já estavam lugares à sua espera que eles ocuparam, integrando-se na turma. Pouco tempo depois, a aula decorria com normalidade a demonstrar que o objectivo pretendido com esta actividade estava atingido. A integração estava conseguida. Ficou a promessa que voltariam na próxima semana e nas que ainda faltam até ao final do ano lectivo.
Ficamos à espera.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho a certeza que foi um dia inesquecível para estas crianças. Não há dúvida que por aqui se faz um bom trabalho.
Parabéns a todos pelo seu empenho.
Neide