terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alimentação para a saúde (16 Outubro)

Um dos graves problemas internacionais que continua a afectar milhões de pessoas em todo o mundo é, por um lado, a fome e, por outro, os excessos alimentares, em consequência das desigualdades económicas e sociais que impedem populações de ter acesso à alimentação e outras que se excedem à mesa.
Em 1981, o dia 16 de Outubro foi consagrado à comemoração da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), passando a ser celebrado desde aquele ano o Dia Mundial da Alimentação, pela necessidade de consciencializar as nações e as pessoas para o combate à fome no mundo, temática relacionada à alimentação e à nutrição.
No ano de 2011 o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação foi "O preço dos alimentos – da crise à estabilidade".
Esta efeméride foi assinalada na EB1 da Torreira (Fregim) no dia 17 (segunda feira), com a realização de uma atividade prática denominada “À descoberta das cores /sabores dos alimentos”.
A atividade desenvolvida tinha como objetivo mostrar vários ingredientes que podem ser utilizados na confeção de ‘sandes saudáveis’ que os alunos trazem de casa para a escola.
Em todas as salas foi proporcionada aos alunos a possibilidade de confecionarem a sua sande para comer no intervalo da manhã. Foram apresentados sete ingredientes, uns salgados e outros doces, com diferentes cores e sabores, de entre os quais os alunos puderam escolher para realização deste exercício prático.
A preparação de uma alimentação saudável é importante desde a infância, justamente por forma a adquirir melhores hábitos alimentares de acordo com as necessidades do nosso organismo.
Nas idades em que as aprendizagens são mais fecundas e proveitosas, por meio dos familiares e da escola a criança passa a conhecer e a saber escolher os alimentos necessários à sua saúde como parte importante do processo educativo em curso.

Sem comentários: