sábado, 1 de outubro de 2011

Novo ano, novos rumos

Três anos letivos já concluídos (2008/2009 – 2011/2012) e 47.700 visitas registadas separam este “Post” da criação do blog EB1 | JI Torreira, destinado inicialmente ao registo das atividades sociopedagógicas realizadas na EB 1 de Torreira (Fregim), passando, mais tarde, a contemplar igualmente atividades realizadas no âmbito do Jardim-de-infância de Torreira, adjacente ao estabelecimento do primeiro ciclo.
Num tempo em que as novas tecnologias de informação e comunicação estão em desenvolvimento e expansão, estes recursos tecnológicos começaram a proporcionar às escolas novas ferramentas comunicacionais e melhores oportunidades de divulgação do trabalho educativo que dantes não chegava a ser conhecido fora da escola.
Assim, no decurso dos três últimos anos letivos, o blog «EB1 |JI Torreira» refletiu as dinâmicas, metodologias e resultados das práticas educativas levadas a efeito nos referidos estabelecimentos de ensino.
Em reunião realizada no início deste ano letivo, este blog foi reconhecido, pela generalidade dos docentes em exercício, como uma mais-valia no processo de ensino, como instrumento de ampla comunicação na comunidade e, por isso, da importância da sua continuidade.
No entanto, nem a ferramenta se constrói ou dinamiza por si mesma nem a comunicação ocorre sem que haja quem a possa promover, no interesse que lhe dispense e no tempo necessário para o fazer.
Agora, em início do ano lectivo de 2011/2012, os contextos letivos, que em anos anteriores proporcionaram dar cumprimento à atividade que esta iniciativa exige, estão alterados.
Apesar das funções de coordenadora do Conselho de Docentes do 1.º Ciclo,  e como titular da turma B do 1.º ano de escolaridade, tentarei documentar em imagem e texto as actividades que venham a ser realizadas, na EB1, e que estejam incluídas no Plano Anual de Atividades (PAA) da EB1. Já quanto às atividades que decorrerem em salas de aula, tanto no 1.ºCiclo como no JI, a elaboração de novos registos documentais (textos, fotos e vídeos) ficará à consideração dos respetivos docentes no sentido de procederem à sua divulgação conforme entendam organizar as matérias a publicar neste endereço.
Um bom ano letivo para todos!
Aproveito para deixar o link do blog, que entretanto criei, da minha turma do 1.º ano:"Crescer a Aprender"
Flora Queirós (prof.ª)

Sem comentários: