quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O 1.º Período encerrou em festa de Natal

Está concluído o primeiro período do ano lectivo de 2010/2011, etapa escolar que a EB1 da Torreira (Fregim) encerrou em festa com os alunos.
A “Festa de Natal”, realizada no dia 16 de Dezembro, cumpriu a execução de uma actividade inscrita e programada no Plano Anual de Actividades (PAA).
O salão polivalente do núcleo escolar da Torreira encheu, contando com a presença dos pais e encarregados de educação, professores e alunos, tendo havido a oportunidade de ouvir pelos alunos boas interpretações de temas conhecidos cantados em Português e Inglês acompanhados à flauta, ensaiados sob orientação dos professores titulares de turma e dos professores de Enriquecimento Curricular. Ainda houve lugar a uma pequena representação sobre a temática do Natal.
No final, depois do sorteio de dois cabazes de Natal, o núcleo da Torreira recebeu a visita do Pai Natal carregado de sacos de presentes. Foi no meio de muito alvoroço que as prendas natalícias foram distribuídas por todos os alunos da escola e ninguém foi esquecido.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"O chapim na escola" partilha aprendizagens

A temática da Biodiversidade, que marcou o ano de 2010 na Europa, no ano lectivo 2010/2011 encontrou na EB1 da Torreira (Fregim) o ambiente propício à sua divulgação e aprofundamento junto da população escolar e da comunidade educativa.
A identificação da necessidade da preservação das aves foi atendida na escola com a elaboração e o implemento do projecto "O CHAPIM NA ESCOLA – A Biodiversidade, Aves e Habitat".
Na variedade das várias espécies que nos são familiares, o chapim proporcionou a motivação e os contextos pedagógicos em que o processo de ensino ocorreu neste primeiro período lectivo.
A palestra levada a efeito na quinta-feira (16/12) no salão polivalente do pólo escolar da Torreira sobre a temática “Aves e habitats – a preservação do chapim", permitiu que os objectivos programados fossem plenamente cumpridos: demonstração e partilha de conhecimentos entre as turmas e os vários anos de escolaridade, e dos alunos com a comunidade.
O evento iniciou com a participação da engenheira do ambiente Mariana Roldão, convidada em representação do programa “Mil Escolas”, da empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP), a fazer uma abordagem aos problemas ambientais que temos vindo a colocar ao nosso planeta, tendo a preservação das aves por tema central. Perante um auditório completamente lotado e diversificado, de uma forma muito interactiva, e com recurso a pequenos filmes, a palestrante motivou os mais pequenos e os adultos para a actualíssima temática da 'biodiversidade'.
De acordo com a programação estabelecida, a segunda parte da palestra foi inteiramente preenchida com as apresentações dos alunos. Do pré-escolar ao 1.º Ciclo, todas as turmas e anos de escolaridade trouxeram novos conhecimentos adquiridos que partilharam com os presentes de forma lúdica e com notória preocupação representativa.
No palco do polivalente foram apresentadas canções, com letras elaboradas a preceito pelos alunos, pequenas teatralizações sobre as várias espécies de chapim, leitura de textos em prosa, acrósticos e declamação de poesias. Uma turma apresentou uma tela pintada em conjunto e, concluindo o evento, houve uma apresentação, em PhotoStory, sobre a caracterização das cinco espécies de chapim existentes em Portugal.
A execução desta actividade do projecto, foi bem demonstrativa de como os alunos estiveram envolvidos nas aprendizagens de que entretanto foram os próprios transmissores para a comunidade dos conhecimentos adquiridos na escola.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Projecto 'do chapim' para a comunidade

As aprendizagens proporcionadas aos alunos da EB1 da Torreira (Fregim) com a execução do projecto "O CHAPIM NA ESCOLA – A Biodiversidade, Aves e Habitat", vão ser colocadas em evidência perante a comunidade educativa.

Em ano marcado na Europa pela valorização da Biodiversidade, a escola vai levar a efeito a realização de uma palestra visando a necessidade de preservação das aves, nomeadamente do chapim, e para a sensibilização das famílias no sentido à participação no projecto.
Essa palestra é denominada "Aves e Habitats – A Preservação do Chapim”, e comportará duas partes: a primeira, é a palestra, propriamente dita, que vai ser levada a efeito pela engenheira do ambiente Mariana Roldão, e em que será divulgado o percurso feito na escola pelos alunos com a execução do projecto e como este vai prosseguir até ao final do ano lectivo; a segunda, inteiramente da responsabilidade dos professores e alunos, será aproveitada para darem a conhecer as aprendizagens adquiridas através de representações, canções, poesias, com o propósito de promover a partilha efectiva de aprendizagens e saberes.

Fazendo a divulgação deste evento, formulamos o convite a toda a comunidade educativa e a quem quiser estar presente nesta sessão a ter lugar no salão polivalente do pólo escolar da Torreira (Fregim), pelas 14H00, do próximo dia 16 de Dezembro (Quinta-feira).

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Escola em destaque no Projecto «Mil Escolas»

No desenvolvimento do projecto “Mil Escolas” está previsto a edição de Boletins Informativos, por parte da AdDP, sobre as actividades desenvolvidas pelas diferentes escolas que integram o projecto.
O boletim informativo referente ao ano lectivo 2009/2010 já saiu e lá pudemos ver registadas as actividades desenvolvidas na nossa escola.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

EB1 recebe prémio (2.ª fase) do “Mil Escolas”

No primeiro período lectivo do ano de 2009/2010, a EB1 de Torreira (Fregim) teve aprovado o projecto pedagógico “A água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos” pela empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP), no âmbito do programa de educação ambiental “A Água e os Nossos Rios” do projecto «Mil Escolas».
Desde então, e até ao final deste ano de 2010/2011, alunos e professores estão envolvidos na execução do projecto que conta com o apoio técnico-pedagógico da empresa e tem como objectivo principal a formação para a importância vital da água e da preservação dos nossos rios.
Para efeito da entrega da segunda metade do prémio atribuído pela empresa, a escola e o Agrupamento de Vila Caiz, hoje (30/11), estiveram presentes em cerimónia realizada no auditório da Biblioteca da Fundação de Serralves (Porto), representados pelas professoras Flora Queirós, responsável pelo projecto vencedor, e a Directora-adjunta do Agrupamento, Lurdes Sampaio, e a Câmara Municipal de Amarante pelo vereador da Educação, Abel Coelho, que procedeu à entrega do prémio.
Pelo segundo ano consecutivo, fica assumido o compromisso pelos professores da EB1 da Torreira (Fregim) da colocação do tema da “Água” e dos conteúdos do “Ambiente” e da “Sustentabilidade” em plano de relevo das aprendizagens, tendo por objectivo a preservação da água e dos ecossistemas ribeirinhos.

domingo, 28 de novembro de 2010

Estratégia para a leitura com «Histórias Contadas»

Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens e valores que proporcionam à criança um enriquecimento pessoal contribuindo para uma melhor compreensão da escrita. Na escola básica a actividade de leitura deve ser adaptada aos objectivos da aprendizagem, às carac¬terísticas das turmas e aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos.
A EB1 e o JI da Torreira (Fregim) este ano lectivo de 2010/2011 têm em execução a oficina “Hora do Conto”, denominada «Histórias Contadas», constando da audição de histórias aconselhadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Este projecto é desenvolvido pela professora de Educação Especial, Ana Isabel Martins, no horário do Apoio ao Estudo das diversas turmas do 1.º Ciclo, e no pré-escolar, às sextas-feiras à tarde.
No mês de Novembro foi apresentado um livro “gigante” da denominada “História das Cinco Vogais”, das autoras Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, que despertou muita atenção e interesse tanto nos alunos do pré-escolar como nos do 1.º ano.
É esperado que a audição das histórias incentive nos mais novos o gosto pelas aprendizagens através da leitura e a descoberta do livro como fonte de saber.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A higiene pessoal no combate à pediculose

Entre os diversos conteúdos leccionados nos primeiros anos de escolaridade, um dos que são abordados na escola básica e que se revelam indispensáveis na preparação dos alunos para a vida, diz respeito às regras de higiene que devem ser praticadas diariamente.
A área de Estudo do Meio constitui esse domínio de ensino em que os nossos alunos reconhecem e aprendem a como aplicar a higiene pessoal.
Foi neste contexto que, hoje (23/11), foi realizada na EB1 da Torreira (Fregim) uma sessão muito apelativa, pelos farmacêuticos João e Joana Magalhães, promovida pela Farmácia Matias de Magalhães, intitulada “Piolhos – O ataque do inimigo”, permitindo a consolidação de conhecimentos para os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade.
Esta actividade teve como objectivo principal desmistificar ideias erradas sobre o parasita e informar para os cuidados que as crianças devem ter para não serem infestadas, assim como os procedimentos adequados de remoção eficaz e tratamento. Contrariamente ao que ainda é crença popular, os piolhos podem desenvolver-se mesmo num couro cabeludo limpo, e a “pediculose”, nome dado à infestação pelo parasita, tem tratamento adequado, exigindo cuidados especiais.
A vinda dos técnicos de saúde à escola veio reforçar a importância da respectiva componente pedagógica do currículo e o trabalho previamente desenvolvido pelo professor, aprofundando a sensibilização e o valor do processo educativo, de tal modo quanto os registos posteriores efectuados pelos alunos permitem comprovar.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de São Martinho assinalado na escola

Dando cumprimento ao estipulado no Plano Anual de Actividades (PAA), o dia lectivo de hoje, 11 de Novembro, na EB1 e JI da Torreira, foi assinalado com a realização de duas actividades – feira de Outono e magusto.
Da parte da manhã teve lugar a designada “Feira de Outono”. Esta actividade é caracterizada por um espírito de colaboração e entreajuda entre os elementos da comunidade educativa já que a maior parte dos produtos da feira são oferecidos pelos encarregados de educação, havendo da parte de funcionárias e professores um grande envolvimento para levar a efeito esta actividade. Para venda, havia alguns trabalhos realizados por professores e alunos em contexto de sala de aula, muitos frutos e legumes da época, compotas, marmelada, frutos secos e não faltou a deliciosa broa confeccionada e oferecida pela D.Lurdes, auxiliar educativa da nossa escola, já aposentada. Este ano, e pela primeira vez, proporcionou-se aos visitantes a possibilidade de tomarem um café, no recinto da feira.
À semelhança dos anos anteriores houve uma grande adesão a esta iniciativa o que proporcionou que a actividade resultasse em êxito.
Da parte da tarde teve lugar no recinto do recreio da EB1 o tradicional magusto.
Envolvendo todos os alunos da EB1 e do JI, foi feita uma fogueira, com “caruma”, onde foram assadas algumas das castanhas, tendo as restantes sido assadas no forno da cantina. À volta da fogueira e enquanto as castanhas assavam, os alunos entoaram canções alusivas ao São Martinho, com cartuchos de papel na mão, para depois poderem colocar as castanhas dentro, à moda da nossa tradição. “Quentinhas e boas”, ficaram as castanhas assadas no nosso magusto.
No final, e como é da tradição, a maioria dos alunos não passou sem se enfarruscar. Muitos deles com a cara negra como o carvão, pediram que os fotografasse e foi o que aconteceu ao terminar esta actividade escolar.
Está de parabéns toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionárias, pais e encarregados de educação), que colaborou na realização e no êxito de mais esta iniciativa escolar que começa a fazer tradição no meio local.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Iniciação à escrita deu a história da ‘caracolita’

Com a vinda à EB1 da Torreira (Fregim) na «Semana da Leitura» de 2010 (1 a 5/3), e no encontro com os alunos sobre a temática da ‘ilustração de livros infanto-juvenis’, Rui Castro desenhou uma figura a que ficou associado o desafio da elaboração de uma história para o boneco criado.
A turma A do 1.º ano de escolaridade aceitou a sugestão, e os alunos com a orientação e o incentivo da professora Eugénia Teixeira começaram a trabalhar na história. Primeiro, deram o nome de “Caracolita” à figura deixada pelo ilustrador, e através da expressão oral desenvolveram a história que assim foi crescendo diariamente.
Por essa altura, as actividades lúdico-pedagógicas realizadas com o projecto Mil Escolas” trouxeram também aos alunos o ‘Topas’ e a ‘Tupilde’, figuras centrais do livro “As aventuras do Topas e da Tupilde na Natureza”, da empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP), acabando por contribuir na motivação para a história em desenvolvimento, tanto pela temática - o ambiente - como pelos personagens.
Com toda a turma a trabalhar activamente em sala de aula, num processo dinâmico e muito participado, a história cresceu no contexto das aprendizagens da escrita e o resultado final levou, em Junho de 2010, à publicação impressa da história “A Caracolita – As Aventuras da 1A”.
A divulgação desta actividade educativa e do seu produto, finalizado ainda no ano lectivo de 2009/2010, deve-se agora à disponibilidade do livro em formato digital. Serve , também, como divulgação e reconhecimento do interesse na sua realização por alunos já no 2.º ano de escolaridade (turma B) mas que ainda há pouco iniciaram criativamente as suas aprendizagens da escrita.

domingo, 10 de outubro de 2010

Educar com a nidificação do chapim

Alguns dos temas mais presentes na sociedade contemporânea, como as questões do Ambiente e da Biodiversidade, são domínios de investigação das ciências e matérias do conhecimento que as escolas têm por dever transmitir.
No âmbito da Educação essas abordagens reflectem-se nos conteúdos programáticos de várias disciplinas, assim como têm expressão nos projectos educativos de agrupamentos de escolas, constituindo ferramentas e documentos orientadores da acção docente e do processo de ensino/aprendizagem.
No aprofundamento das aprendizagens sobre das temáticas mencionadas, no ano lectivo de 2010/2011 a EB1 e JI de Torreira (Fregim – Amarante) tem em desenvolvimento o projecto, O Chapim na Escola – Biodiversidade, Aves e Habitat. Enquadrado no tema do Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz, o projecto em curso foi elaborado no âmbito da Oficina de Formação "Educação Ambiental e Ecossistemas Ribeirinhos", promovida pela empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP) no contexto do projecto «Mil Escolas».
Em ambos os estabelecimentos de ensino do pólo da Torreira (Fregim-Amarante) a execução do projecto vem criar diversos momentos de aprendizagem sobre aves, habitat e biodiversidade em que a motivação começa com a descoberta do chapim e no apoio à sua nidificação. No sentido de aprofundar o conhecimento e a actuação na protecção da biodiversidade uma das actividades programadas consiste na construção de caixas-ninho para chapins.
É conhecido que a substituição da floresta autóctone por florestas de produção e crescimento rápido fez com que deixassem de existir orifícios para dar abrigo a aves que deles precisam para nidificar. E no nosso meio, uma espécie de aves de pequeno porte que se encontra perante essa carência de condições favoráveis à nidificação é o chapim nas suas várias espécies. Contudo, estas aves são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema onde se inserem, uma vez que através da sua dieta controlam possíveis pragas e contribuem de um modo natural para a eliminação de elementos nocivos ao ambiente.
Logo no início deste ano lectivo, o projecto foi apresentado aos encarregados de educação e foi bem acolhido. Entretanto, iniciado o processo, o projecto está a registar muito entusiasmo por parte dos alunos os quais já estão familiarizados com o tema por via das diversas pesquisas realizadas sobre o chapim. Pela parte dos encarregados de educação é digno de registo a grande adesão que se reflecte nas inúmeras caixas-ninhos construídas com os seus educandos e que são visíveis em todas as salas.
Em breve, e na altura mais adequada, levaremos a efeito a campanha de colocação dos ninhos artificiais em vários pontos do meio envolvente. O chapim vai mesmo voar na Torreira...
No espaço de aprendizagens que a escola proporciona às crianças, a promoção de valores e comportamentos pró-ambientais devem estar sempre presentes como fundamento para melhor conhecimento e protecção do meio e consciencialização da importância do Ambiente e da sua qualidade para a vida.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Primeira Assembleia de Escola 2010 / 2011

A primeira Assembleia de Escola do ano lectivo 2010/2011 realizou-se hoje (29/09) no polivalente do pólo da Torreira (Fregim – Amarante).
A denominada "assembleia de escola" é uma actividade pedagógica consagrada no Plano Anual de Actividades e ocorre no contexto de formação cívica, cujo principal objectivo é levar os alunos a reflectir sobre a vida da escola, identificar problemas surgidos e procurar soluções entre todos. Na medida em que a iniciativa envolve a participação das crianças do Jardim de Infância da Torreira (Fregim), é também uma actividade de articulação entre os graus de ensino Pré-escolar e o 1.º Ciclo.
A sessão foi preparada pelas duas turmas do 4.º ano de escolaridade, por serem os alunos mais velhos e possuírem mais autonomia, sob orientação das respectivas professoras. A mesa que presidiu à reunião foi constituída por dois alunos de cada turma, inclusive do pré-escolar, em representação dos restantes colegas.
Antes do início formal da reunião, por meio de um powerpoint muito elucidativo, foram projectadas num ecrã e relembradas as regras de bom comportamento escolar.
A assembleia permitiu debater assuntos de relativos a situações comuns que se deparam nas rotinas da escola, como por exemplo na utilização da cantina e do recreio.
As regras e penalizações para os assuntos tratados foram colocadas em discussão e aprovadas. No final da sessão, os elementos da Mesa elaboraram a respectiva acta com os registos que foram fazendo, e posteriormente será lida e afixada em todas as salas de aula.
Terminada a reunião os alunos presentes entoaram uma canção, com música adaptada e letra criada para o efeito, contendo as regras que precisam ser observadas por cada aluno para haver bom comportamento na escola e fora dela.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alunos do 1.º ano escolheram "Padrinhos"

O início de cada ano lectivo nas escolas do primeiro ciclo é sempre marcado pela chegada de novos alunos. No entanto, os espaços nos estabelecimentos onde vão decorrer as aprendizagens, os professores que as vão conduzir, os funcionários que auxiliam no processo, e os alunos que prosseguem na conclusão dos estudos, tendem a criar alguma estranheza nos mais pequenos quando chegam pela primeira vez.
Estes contextos são muito comuns e esperados, mas também são acautelados e preparados pelos professores de modo a atenuar efeitos não desejados na integração dos novos alunos.
Os percursos escolares iniciados pelas crianças no JI da Torreira, prosseguem na EB1 da Torreira (Fregim), onde a sequencialidade e a integração são atendidas em articulação entre os dois níveis de ensino por professores e educadoras de ambos os estabelecimentos.
Com o objectivo de facilitar o acolhimento dos novos alunos, anualmente no começo do ano lectivo, a EB1 da Torreira (Fregim) realiza uma actividade extra-curricular designada «festa dos padrinhos», que foi levada a efeito, hoje, sexta-feira (24/09).
O estatuto de “padrinho” incute o sentido da responsabilidade e concede a ideia de protecção, a ser desenvolvida durante o ano lectivo, confirmando-se uma medida de integração muito positiva partilhada com os alunos.
A festa desenrolou-se no polivalente do pólo escolar da Torreira e foi realizada pelos alunos do 4.º ano.
A alegria dos números apresentados em palco, orientados e ensaiados pelo professor Ismael, transbordou nas canções e nas coreografias que este ano tiveram como tema “factos históricos de Portugal”.
Antes do final da festa houve lugar à escolha dos “padrinhos” e constituiu o momento mais aguardo. Em dia de aniversário, o Luís do 2.º B teve direito a que todos os presentes no polivalente lhe cantassem aos parabéns.
Em ambiente de muita expectativa e boa disposição, esta iniciativa é sempre levada muito a sério pelos alunos. No final, escolhidos e anunciados os padrinhos ou madrinhas, houve um pequeno lanche–convívio entre alunos e professores.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Escola prepara com os pais início de ano lectivo

Novo ano lectivo, novos alunos a renovar a comunidade educativa, outros encarregados de educação, novas regras a observar por todos. O funcionamento da escola e do estabelecimento de ensino dependem em grande parte da informação quando chega atempada aos respectivos destinatários.
No âmbito da preparação do novo ano escolar, os encarregados de educação dos alunos, com os professores do JI e EB1 do pólo educativo da Torreira (Fregim), hoje (9/9) pelas 09H30, tomaram parte na primeira reunião geral do ano lectivo de 2010/2011 em que foram transmitidas as principais directivas de funcionamento que orientarão o funcionamento de ambos os estabelecimentos de ensino.
A reunião foi convocada e presidida pela coordenadora do núcleo da Torreira, professora Neide Teixeira, tendo sido apresentado o corpo de docentes e informado do calendário escolar para o ano. A coordenadora referiu–se aos comportamentos e atitudes que têm de ser exigidos aos alunos, e prestou informações sobre livros, cantina, transportes, e alunos subsidiados. No âmbito do Projecto Educativo deu a conhecer o tema a explorar durante o ano lectivo “Preservação do Meio Ambiente: Pensar Globalmente, Agir Localmente”.
Um dos assuntos abordados foi a continuação no Agrupamento dos alunos que terminam o 4.º ano de escolaridade, em que realçou os pontos fortes da escola-sede, nomeadamente o facto de ser uma escola de média dimensão onde os alunos têm melhor acompanhamento por parte dos agentes educativos, e a existência de articulação entre o 1.º e 2.º Ciclo, o que permite aos professores fazerem um efectivo e constante acompanhamento do percurso escolar de todos os alunos. Circunstância que não se verifica do mesmo modo quando um aluno transita para outro agrupamento.
No final da reunião, as educadoras e as professoras dirigiram-se às respectivas salas com os pais e encarregados de educação onde abordaram assuntos específicos de cada turma.
Bem-Vindos à escola!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A linguagem na criança em acção para docentes

Em início de ano escolar no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz, desde a passada quinta-feira (2/09) os professores do 1.º Ciclo desenvolvem os trabalhos preparativos de organização e programação das actividades lectivas.
Entre reuniões com os encarregados de educação, de planificação curricular, de preparação da articulação entre os diversos níveis de escolaridade, e de elaboração do Plano Anual de Actividades, até ao começo das aulas, no próximo dia 10 de Setembro, o trabalho na escola não dá tréguas aos docentes.
A manhã de hoje para os professores do 1.º Ciclo e educadoras do Agrupamento foi destinada à realização de uma acção de formação (workshop) sobre a temática da «Linguagem e Literacia – Do oral ao escrito», organizada pela coordenadora do Departamento e orientada pela professora Beatriz Madureira, professora do 1.º Ciclo e Coordenadora da EB1 de Paredes.
A primeira parte da sessão consistiu numa abordagem teórica com aplicação de modelos práticos do desenvolvimento da linguagem na criança em idade escolar, e durante a segunda parte foram apresentadas propostas de actividades para sala de aula no âmbito do desenvolvimento da produção linguística oral e escrita, finalizando com a proposta de um trabalho prático realizado em grupo.
A acção constituiu numa oportunidade informativa e formativa para todos os professores do 1.º Ciclo, do Ensino Especial e Educadoras. Pela importância do tema e pela forma muito elucidativa e esclarecedora como decorreu, foi muito instrutiva e do agrado de todos os presentes.
O conhecimento da temática abordada e a experiência profissional da professora Beatriz Madureira são créditos que ficaram bem patentes e a quem agradecemos a sua disponibilidade para os partilhar connosco.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Começou o ano lectivo 2010/2011 (33210)

Com a entrada do mês de Setembro está chegado o tempo de um novo ano lectivo.
Para o ano de 2010/2011 os preparativos relacionados com as actividades docentes no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz iniciaram hoje (2/9) na EB2,3 de Vila Caiz, com uma reunião geral de docentes que foi presidida pelo director do Agrupamento.
O elenco directivo passa a contar com um novo elemento, Alexandra Pinheiro, directora adjunta, que tomou posse no início da reunião, e a quem desejamos os melhores êxitos no desempenho do cargo.
Os dois professores acabados de ingressar no Agrupamento foram apresentados, seguindo-se a transmissão das orientações para preparação e organização do ano lectivo (Despacho nº 11120-B/2010), com enfoque no funcionamento dos departamentos e funções dos coordenadores.
Foram distribuídos os horários dos docentes, referida a organização dos transportes escolares e as regras dos subsídios aos alunos. Ficaram marcadas as primeiras reuniões de Departamento e do Conselho Pedagógico.
Houve lugar à apresentação dos resultados da avaliação interna do Agrupamento verificando-se que o sucesso escolar do 1.º ciclo no ano lectivo de 2009/2010 foi de 97%.
O primeiro dia de aulas já está marcado: 10/09, para os alunos a frequentar pela primeira vez, e 13/09 para todos os outros.

Calendário escolar (Despacho n.º 11120-A/2010)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Actividades de final de ano no Agrupamento

O ano lectivo de 2009/2010 encerrou oficialmente no dia 18 de Junho (pp), data em que nos estabelecimentos escolares do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz se multiplicaram actividades especialmente preparadas para assinalar aquele dia que é sempre vivido muito intensamente pela população estudantil.
Depois de uma manhã muito movimentada e divertida para os alunos da EB1 de Torreira (Fregim), a tarde e parte da noite foi ocupada em três outras escolas básicas do Agrupamento, convites que foram correspondidos enquanto coordenadora do Conselho de Docentes.
Evidenciando-se as actividades alusivas ao terminus do ano lectivo, não ocorridas na EB1 de Torreira (Fregim) deve-se aqui o seu registo pelo potencial didáctico que possuem.

EB1 de Estremadouro (Louredo) – A tradição do folclore da região esteve representada na actuação do experiente Rancho Folclórico da Casa do Povo de Louredo e Fregim, do qual fazem parte um aluno da EB1 de Torreira (Frgim) e dois alunos de Estremadouro.
Foi num ambiente muito simpático, na presença dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, professores e comunidade educativa, que os elementos deste rancho, dançaram e cantaram, transformando momentaneamente o recreio da escola num palco muito dinamizado pela graciosidade das danças e das músicas e cantares da tradição popular.

EB1 de Vilarinho (Vila Caiz) – Entre várias actividades com os alunos, foi realizada uma homenagem aos cidadãos Joaquim Pinheiro de Magalhães, João Pinto, Miguel Pinheiro e Joaquim Azevedo de Magalhães, que há cerca de 40 anos diligenciaram no sentido da criação da Escola Primária de Vilarinho pelo Ministério da Educação Nacional. Coube ao director do Agrupamento iniciar este pequeno mas significativo tributo, sendo seu pai, João Pinto, um dos homenageados, o único presente.

JI de Torreira (Fregim) – A conclusão do ano lectivo foi assinalada com a realização de uma festa-convívio organizada pelas educadoras. Cada uma das três salas do pré-escolar apresentou uma marcha popular, numa organização levada ao pormenor dos trajes, da representação e das músicas escolhidas. A representação bem ensaiada dos mais pequeninos contagiou todos os presentes, particularmente os pais e encarregados de educação.
Em ambiente de muita alegria, logo que concluído o programa das crianças, foi a vez das mães surpreenderem, sob o olhar atento dos seus filhos e da curiosidade dos presentes, dançando duas músicas muito alegres e bem ensaiadas. A terminar houve lugar a um lanche em que o convívio esteve entre todos os presentes.

EB2,3 de Vila Caiz - À noite, na escola-sede do Agrupamento, os alunos do 8.º ano de escolaridade apresentaram em palco uma extraordinária dramatização adaptada do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen “O Rapaz de Bronze”. O ambiente era o de um belo jardim cheio de flores, presente nos cenários e nos adereços realizados na escola.
O último dia do ano lectivo de 2009/2010 foi intenso, programado e desenvolvido com actividades de grande valor lúdico e pedagógico de abertura à comunidade escolar e social podendo ser visto como uma forma de optimização dos recursos existentes na escola com vista à valorização de todos os momentos do processo educativo.

Filme sala 1

Filme sala 2

Filme sala 3

Mães dos finalistas JI

Diversão no último dia de aulas de 2009/2010

Chegou o último dia de aulas (18/06) do ano lectivo de 2009/2010, e com ele renova-se na escola a alegria pelo cumprimento partilhado do dever de ensinar com a necessidade de aprender.
No calendário comum, aproveitando a transição para o Verão, a época é de festas populares, e esse espírito está naturalmente presente em todos, alunos, professores e funcionários. Estamos no momento particularmente favorável à realização de actividades de encerramento que acentuam a boa disposição e reforçam os laços afectivos.
A encerrar o terceiro período lectivo na EB1 de Torreira (Fregim), a manhã foi preenchida com actividades de recreio em pistas insufláveis e numa cama elástica, divertimentos proporcionados pela Associação de Pais.
Foi um culminar de ano muito divertido, orientado pelos responsáveis dos equipamentos, sob supervisão dos respectivos professores.
As férias, para os alunos, iniciaram após o almoço, enquanto que, para os docentes, as actividades prosseguirão ininterruptamente até 15 de Julho.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Com um final de Ciclo em festa

Na escola básica, em cada fim de ano lectivo há sempre alunos a chegar ao fim do ciclo de quatro anos de escolaridade.
No final deste ano 2009/2010 são 44 os alunos que na EB1 da Torreira (Fregim) transitarão para o 2.º Ciclo, depois de fazerem com sucesso da primeira etapa do ensino básico.
Estão de parabéns os alunos, os professores que lhes proporcionaram as aprendizagens, os pais e encarregados de educação. Por eles, a escola está em festa, quando neles se cumpre o serviço que a escola presta e se realiza todo o trabalho educativo dos docentes.
Os alunos das duas turmas do 4.º ano de escolaridade realizaram hoje a sua festa com actividades de representação em palco, seguindo uma programação preparada com a ajuda dos seus professores, em que tomaram parte seus familiares.
O programa constou da apresentação de um pequeno sketch sobre os FINALISTAS seguida da canção “School over”. Depois, foi a vez da representação teatral da peça “Inês de Castro”, e duas canções: uma em inglês, “If you happy”, e outra em português, “Chegou o Verão”. Dramatizaram “Red Ridinghood” a que se seguiram mais duas danças.
O programa ainda contou com a participação dos alunos que integram o rancho folclórico em formação na escola, que, em palco, apresentaram duas danças, e no final todos os presentes entoaram uma canção aos finalistas.
A festa prosseguiu com a entrega, pelas respectivas professoras, dos livros de curso a todos os que concluíram esta primeira etapa de escolarização, concluindo com um lanche convívio entre os alunos-finalistas, familiares e professoras das duas turmas.
A estes alunos os professores da EB1 da Torreira (Fregim) fazem votos para que tenham um futuro escolar cheio de sucesso.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Novas experiências educativas em final de ano

Está a terminar o terceiro período de actividades lectivas, e o ano escolar 2009/2010 aproxima-se do seu termo.
Cumpridas as matérias curriculares e realizadas, pelos alunos, as fichas de avaliação, entre 14 e 18 de Junho de 2010, está em curso no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz a «Semana Cultural».
Durante esta semana, e de acordo com Plano Anual de Actividades (PAA), nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento há prevalência de actividades formativas extracurriculares, que proporcionam nas nossas escolas oportunidades únicas de convívio, articulação e socialização, numa dinâmica mais descontraída, complementar ao processo educativo dos alunos.
Na EB1 da Torreira (Fregim), a «Semana Cultural» começou hoje, (15/06), com uma visita a Cabeceiras de Basto.
Com partida às 9:30 horas e chegada às 17:30, a EB1 da Torreira (Fregim) cumpriu uma actividade que que se pretendia essencialmente lúdica e que acabou por ser, também, bastante pedagógica e proporcionadora de novas experiências, aos alunos.
O Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, localizado em Refojos na sede do Concelho de Cabeceiras de Basto, foi o local escolhido para, num ambiente sossegado e calmo, passarmos o dia, em contacto permanente com a Natureza.
Chegados ao local, com a orientação de um guia, visitámos o Centro de Educação Ambiental onde pudemos observar alguns animais característicos da fauna local: Javali, raposa, veado, codorniz, perdiz, coelho e também algumas árvores, devidamente identificadas: o pinheiro, cedro, sobreiro e carvalho.
De seguida, fizemos uma viagem, em mini trem, pelas ruas da Vila de Cabeceiras.
À hora do almoço, juntámo-nos todos, no parque de merendas, num piquenique que proporcionou um bom convívio entre os professores e funcionárias e muita brincadeira entre os alunos.
Da parte da tarde, visitámos a” Escola Fixa de Trânsito” onde todos os alunos puderam andar de bicicleta, numa pista de circulação com um traçado e equipamento que reproduzia e permitia vivenciar situações semelhantes às da própria realidade da circulação rodoviária. Os alunos foram alertados, pelo responsável da actividade, para os cuidados necessários a uma circulação rodoviária segura.
Por último, fomos até ao Centro Hípico e, no picadeiro, todos puderam montar a cavalo. O entusiasmo entre os alunos foi total. Alguns disseram que estavam a concretizar um sonho que tinham…andar a cavalo!!!
Antes do regresso, houve a surpresa da oferta de um gelado a todos os alunos.
O dia correu muito bem com novas experiências educativas em final de ano.

domingo, 13 de junho de 2010

Visita à central hidroeléctrica do Carrapatelo

A visita de estudo que os alunos da EB1 e do JI da Torreira (Fregim) efectuaram à Barragem do Carrapatelo (rio Douro) constituiu a realização de uma actividade de concretização do tema integrador “O Uso Sustentável dos Recursos Energéticos”, que o Agrupamento de Escolas de Vila Caiz adoptou no âmbito do Plano Anual de Actividades para o ano lectivo 2009/2010.
Divididos em dois grupos, a visita foi efectuada nos dias (20/05 e 24/05), para que os alunos tivessem a oportunidade de conhecer de perto uma grande central de produção de energia hidroeléctrica. O Ambiente esteve no centro da abordagem do tema que comporta as diversas fontes de energia, nomeadamente das energias renováveis (FER), onde as centrais mini-hídricas se enquadram.
Saídos da escola pela manhã, ao longo da margem do Tâmega em direcção ao rio Douro, ao sul do Marco de Canaveses, depois de passar Penha Longa, ao fundo do vale a reter as águas do Douro avistámos a central hidroeléctrica, a conhecida Barragem do Carrapatelo.
A actividade constou de visita guiada ao interior da barragem, estrutura feita em betão , onde foi explicado o seu modo de funcionamento e como a corrente eléctrica é produzida na central hidroeléctrica.
No final da visita foi aberta uma comporta, tendo sido possível observar a força com que a água é descarregada da albufeira para jusante.
A Barragem do Carrapatelo foi iniciada em 1965 e a construção terminou em 1972. Possui uma eclusa de navegação e uma eclusa de peixes.
O nome desta Barragem vem da Casa do Carrapatelo, localizada na margem direita do rio Douro, famosa pelo assalto do não menos famoso Zé do Telhado.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Nossos Oceanos: Desafios e Oportunidades

O dia 8 de Junho é consagrado aos oceanos desde 1992. Em 2009, foi oficialmente declarado pelas Nações Unidas o Dia Mundial dos Oceanos.
Foi no Rio de Janeiro, durante a Cimeira da Terra (ECO 92), realizada pela Organização das Nações Unidas em busca da conciliação do crescimento económico com a protecção do ambiente, que ficou assente o conceito de «desenvolvimento sustentável» e esta data foi convencionada para assinalar o dia mundial dos oceanos.
Os oceanos são vastíssimas extensões de água salgada que delimitam ilhas e continentes, e juntamente com os mares cobrem a Terra em cerca de 70% da sua superfície. A esse facto se fica a dever a cor dominante que origina a designação de Planeta Azul.
Crê-se que tenha sido em meio oceânico que surgiram as primeiras formas de vida e onde terão evoluído muitos milhões de anos antes de se fixarem em terra. No entanto, com a sobrecarga da poluição que os oceanos recebem, a destruição dos recursos marinhos, o registo da subida dos níveis da água com perdas de praias e zonas costeiras, e perante a ameaça de extinção de várias espécies, este dia constitui uma oportunidade para se reconhecer a importância, as ameaças e os perigos por que estão a passar, e o que teremos de corrigir para os proteger e defender a vida e as reservas marinhas que neles há.
O tema deste ano, “Oceanos de Vida”, centra-se na grande diversidade de vida dos oceanos e como todos nós podemos ajudar na sua conservação.

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente pela defesa da Biodiversidade

A nossa Casa

A Biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assiste-se a uma perda constante deste conjunto, com extinções e destruições com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
O Dia Mundial do Ambiente 2010 que se comemora hoje( 05/06) Sob o tema “Muitas espécies. Um Planeta. Um Futuro”, pretende evidenciar a importância da riqueza global de espécies e ecossistemas para a humanidade apoiando assim o Ano Internacional da Biodiversidade.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Um dia (1/06) inteiramente dedicado à Criança

O dia 1 de Junho é a data internacionalmente consagrada à Criança.
Celebrar a Criança e lembrar os seus direitos em Saúde, Educação, Igualdade e Protecção, mais de meio século depois de aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959-2010) pela Organização das Nações Unidas (ONU) e 20 anos após de adoptada a Convenção dos Direitos da Criança (1989-2010) pela Assembleia Geral da ONU, pode parecer não fazer sentido na Escola actual, mas a verdade é que a sua salvaguarda ainda não está universalmente garantida.
Com o processo educativo centrado nas necessidades de aprendizagem individual dos alunos, na EB 1de Torreira (Fregim) o Dia Internacional da Criança foi assinalado pela realização de um conjunto de actividades exigentes em exercício físico, programadas e supervisionadas pelo prof. Pedro (AEC).
Logo pela manhã, deslocada a população escolar à cidade de Amarante, foi junto ao Tâmega, no Parque Desportivo da Costa Grande onde as crianças da escola da Torreira praticaram rotativamente quatro actividades diferenciadas: salto em comprimento, futebol, andebol de praia e atletismo (50m).
O tempo ensolarado e quente já a antecipar o Verão ajudou às actividades ao ar livre da manhã, mas na segunda parte do dia o cansaço era visível em todos, alunos e professores.
Já na escola, a tarde foi cumprida numa dinâmica lectiva informal, proporcionando a visualização de um filme, realização de jogos, a audição de músicas, elaboração de pinturas, num dia muito especial inteiramente dedicado à Criança.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Última Assembleia de Escola do ano de 2009/2010

No pavilhão polivalente do pólo escolar da Torreira, hoje (28/05/10), pelas 14h30, teve lugar a última reunião da Assembleia de Escola da EB1 e JI da Torreira (Fregim) do ano lectivo 2009/2010, registando a presença da totalidade dos alunos.
A sessão foi presidida por uma Mesa formada por duas alunas da turma G do 4.º ano, eleitas pelos pares, e por um aluno de cada uma das restantes turmas, incluindo os alunos do pré-escolar, em representação dos colegas. Esta foi a forma encontrada para uma operacionalização mais eficaz desta actividade.
No amplo papel educativo que a Escola cumpre com os seus alunos, um dos domínios igualmente importantes é o da Educação para a Cidadania. Situar o aluno no seu contexto e promover ou despertar o seu sentido crítico e o seu contributo para o encontro de soluções de interesse comum é um dos exercícios colectivos que a EB1 da Torreira (Fregim) vem promovendo por via da realização de uma sessão da Assembleia de Escola por cada período lectivo.
Com a realização deste plenário de alunos, neste final de ano lectivo, foi altura de fazer um balanço do que tinha sido cumprido das decisões tomadas na última assembleia e verificar se os problemas antes constatados ainda se faziam sentir ou não.
Cada um dos elementos da Mesa, em representação dos seus pares, esteve de acordo que, embora conhecendo as regras, muitos continuam, no dia-a-dia, a esquecer de as cumprir. Como se tratava da última reunião deste ano lectivo não foram elencadas novas regras, tendo todos mostrado vontade de melhorar os seus comportamentos.
Com recurso ao datashow, foram apresentadas algumas opiniões de boas práticas, por parte dos alunos do 4.º ano, organizadores desta assembleia de escola.
No final desta sessão, e como das outras vezes, com os registos que foram fazendo, os elementos da Mesa elaboraram a respectiva acta que será lida e afixada em todas as salas de aula.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Páginas marcadas - Parabéns Rafael e Margarida

Integrado na semana da leitura que decorreu de 10 a 14 de Maio (pp), a BE/CRE da EB2,3 de Vila Caiz promoveu um concurso denominado "Páginas marcadas". Esta iniciativa foi lançada à criatividade dos alunos pretendendo-se que dessem lugar à sua imaginação e técnicas de ilustração no âmbito da elaboração de um marcador de livro para utilizarem nas leituras.
Este concurso teve temas diferentes que serviram de motivação à criação dos marcadores. Para o pré-escolar e 1.ºciclo, o tema proposto foi: Primavera.
Esta actividade teve uma boa aceitação por parte dos alunos da EB1 e JI da Torreira, tendo sido construídos muitos marcadores, em colaboração com os encarregados de educação.
Com um júri composto por alunos, professores e funcionários tivemos conhecimento, hoje, do resultado do concurso. Dois dos trabalhos premiados pertencem a dois alunos do núcleo da Torreira, o António Rafael da sala 2 do JI e a Ana Margarida da turma D do 2.ºano da EB1.
Parabéns aos dois e aos encarregados de educação.

domingo, 23 de maio de 2010

Alunos deram colorido à palestra sobre a Água

Foi com o espaço do polivalente do pólo escolar da Torreira (Fregim) transformado em auditório e completamente lotado que, na passada Quinta-feira (20/05), decorreu a palestra sobre a temática “A Água, os Rios e Nós”.
Aberta à comunidade, esta acção, programada no âmbito do projecto “A Água e a Sustentabilidade na Educação de Novos Cidadãos”, contou com a intervenção dos representantes do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz (João Queirós Pinto), da Águas do Douro e Paiva (João Roseira), da Quercus (João Branco) e da Câmara Municipal de Amarante (José Vila Real), cabendo a apresentação dos palestrantes à professora responsável do projecto, Flora Queirós.
Tendo a Água e seu uso sustentável por tema central, os presentes foram informados das iniciativas que cada uma das instituições representadas leva a efeito, proporcionando uma sessão de esclarecimento à população, conforme era previsível que pudesse acontecer.
Não obstante a qualidade dos intervenientes, o ponto alto deste evento chegou já no final da sessão com a participação dos alunos da EB1 da Torreira (Fregim), que em dois momentos em palco deram mostra das suas aprendizagens acerca do tema. O primeiro número pertenceu a alunos do 1.º ano que, num exercício de leitura muito bem conseguido, transmitiram um conjunto de regras que devem ser respeitadas para preservarmos a Água, para nós e os que hão-de vir. Por fim, entrou na sala um grupo musical muito ao jeito do nosso folclore tocando e cantando, exibindo uma coreografia dançada onde o tema de inspiração consistiu nos rios de Portugal.
.
Notícia presente em: