domingo, 19 de outubro de 2008

Desfolhada com sentido pedagógico


Na tarde de sexta feira (17 de Outubro), com o sol radioso e o céu azul a fazer o tempo ameno e convidativo para actividades de exterior, os alunos da EB1/JI da Torreira (Fregim) tomaram parte na realização de uma desfolhada conforme estava programado.
Depois de cortado o milho nos campos e levado para a eira (Quinta da Cerca) da D.Maria, todos participaram na tarefa de retirar as folhas das espigas. Esta é a razão primordial da «desfolhada», uma actividade muito simples e fácil de realizar.
No entanto, a fama que as desfolhadas ganharam até aos nossos dias vem da entreajuda e da colaboração que se estabelecia e como no passado estas práticas agrícolas eram realizadas nas nossas comunidades rurais. A alegria com que as jornadas eram vividas por homens e mulheres durante a actividade de limpar as folhas (folhelho) do milho, animadas pelos cantares tradicionais ao desafio e pelas «festadas» populares a dar colorido musical, davam o fundo cultural que ainda é muito lembrado pelos mais velhos.
No final desta desfolhada com sentido pedagógico os alunos ainda tiveram oportunidade de ver em laboração uma máquina manual que limpava o milho depois de debulhado (tarara), e um pequeno moinho eléctrico a fazer farinha de milho amarelo.

4 comentários:

EB1 Aldeia do Futuro disse...

As imagens estão interessantes. Pena é que não se veja a tarara

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

A sugestão foi aceite. Colocamos a tarara assim como uma imagem do moinho eléctrico.

Bea disse...

olá... preciso de ajuda para colocar clips de audio no blog... vá lá pesquisa e ajuda
bjs

CuiShLe disse...

Acho que nunca fiz uma desfolhada enquanto andava na escola. Agora é que já não farei mesmo. Saudades desses tempos. Bejinhos Inês