quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O «Dia Mundial da Alimentação» na escola




Hoje, 16 de Outubro, decorreu o Dia Mundial da Alimentação. Este ano o tema foi «A Segurança Alimentar Mundial: os Desafios da Mudança Climática e a Bioenergia».
Nos dias que correm, a maioria das pessoas ainda não faz uma alimentação saudável. À escala mundial são reconhecidas as disparidades dos recursos alimentares. Nalgumas regiões os alimentos básicos escasseiam e a fome alastra, e noutras em que há abundância e grandes desperdícios, a falta de uma boa educação alimentar e os desequilíbrios estão na origem da obesidade e outras doenças.
A escola EB1 e o Jardim-de-Infância da Torreira (Fregim), assinalaram a efeméride com a construção de uma grande "Roda dos Alimentos". Os principais objectivos desta actividade conjunta desenvolvida com os alunos foram sensibilizar para a importância de uma alimentação racional e equilibrada e compreender o significado da Roda dos Alimentos para a orientação diária na escolha e combinações alimentares.
Com a coordenação das professoras, a meio da manhã uma enorme roda desenhada no chão começou a ser preenchida pelos mais de 200 alunos, a partir do grupo de alimentos mais pequeno (gorduras e óleos) até ao de maior dimensão (cereais e derivados e tubérculos).
À medida que a Roda foi construída, as professoras iam chamando à atenção para a importância da utilização de todos os alimentos na nossa alimentação mas em quantidades diferentes, conforme as proporções definidas.
Concluída a actividade com todos os grupos de alimentos preenchidos, o resultado foi muito colorido e proveitoso.
Para que não déssemos algum contributo para o desperdício, os legumes utilizados foram entregues na cantina a fim de serem utilizados na confecção de sopas, e as frutas vão ser transformadas em compotas para a nossa "Feira de Outono", a realizar na EB2,3 de Vila Caiz (sede do Agrupamento), no próximo dia 11 de Novembro.

1 comentário:

Professora Georgina Pinto disse...

Parabéns!
Que actividade original, gostei da ideia.
Cada aluno fez parte da roda dos alimentos.
Na nossa escola vamos falar e escrever muito sobre a Alimentação, pois faz parte de um dos projecto da nossa escola
Beijos
Professora Georgina Pinto e seus alunos.