quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O magusto da Torreira (Fregim) pelo São Martinho

Com o objectivo de promover a vivência da tradição do magusto na comunidade educativa e dando cumprimento à realização de uma actividade programada pela EB1 e pelo JI da Torreira (Fregim), no dia 12 de Novembro, a partir das 13:30 horas, todos os alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo estiveram envolvidos na realização do magusto anual. Da parte da manhã, na escola e no jardim-de-infância, cada turma desenvolveu diversas actividades tendo por tema a lenda de São Martinho. A lenda foi apresentada pelos docentes em Powerpoint, textos e relatos orais. Os mais pequenos entoaram canções, e todos fizeram cartuchos em papel para depois poderem colocar as castanhas dentro, à moda da nossa tradição.
Ao início da tarde, já no campo de futebol dos “Malteses” onde o magusto foi feito, os alunos deram as mãos e fizeram uma roda gigante com mais de duas centenas de meninos e meninas.
Ao centro da roda foi espalhada a “caruma” para acender a fogueira em que as castanhas foram assadas.
“Quentinhas e boas”, ficaram as castanhas assadas no nosso magusto.
No final, e como é da tradição, a maioria dos alunos não passou sem se enfarruscar. Muitos deles com a cara negra como o carvão, pediram que os fotografasse e foi o que aconteceu ao terminar esta actividade escolar.

1 comentário:

Unknown disse...

O nosso magusto foi muito enfarruscado.Foi muito divertido!