domingo, 14 de dezembro de 2008

Alunos da Torreira (Fregim) na “hora do conto”

Desde o passado dia 3 de Dezembro a EB2,3 de Vila Caiz (Amarante) passou a dispor de instalações adequadas ao serviço de biblioteca escolar, espaço de apoio cultural fundamental à actividade de ensino/aprendizagem, destinado a servir todo o seu Agrupamento de escolas.
Nesse sentido, e perspectivando a sua dinamização junto de todos os seus potenciais utentes estão programadas diversas actividades pedagógicas que contribuem para a aprendizagem da utilização do espaço e do serviço que há disponível.
Uma das actividades é a “Hora do conto”, dinamizada pelas professoras Angelina Barbosa e Lurdes Coelho. Esta actividade, direccionada aos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo, proporciona aos mais pequenos momentos de contacto com livros e com as suas histórias.
As três turmas do pré-escolar e a turma A do 1.º Ano do pólo escolar da Torreira (Fregim) já foram à Biblioteca e participaram da “Hora do conto”.
A história é escolhida de acordo com a idade dos alunos e de entre os livros recomendados pelo PNL. No final, são distribuídos materiais de ilustração aos alunos, nomeadamente papel e lápis, para que possam fazer um registo do que ouviram e que mais os sensibilizou.
Em muitos casos esta actividade proporciona os primeiros contactos com os livros e a biblioteca, respondendo também à articulação que se pretende fomentar entre as diversas escolas e a sede do Agrupamento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo belo espaço !
Assim se fomenta o gosto pela leitura e escrita.. os meninos do 1ºA gostaram muito.
Só é pena os livros serem tão caros....

Anónimo disse...

Ainda bem que as crianças de 1.º ciclo foram ver como é uma biblioteca de "verdade".