sábado, 24 de janeiro de 2009

Alunos da EB1 realizaram Assembleia de Escola

Ontem, dia 23 de Janeiro de 2009, pelas 11h00, os alunos da EB1 da Torreira (Fregim) realizaram a sua segunda assembleia de escola do corrente ano lectivo.
A Assembleia de Escola é uma sessão plenária levada a cabo com todos os alunos da EB1 da Torreira (Fregim), presidida por uma Mesa formada pelos próprios, com a supervisão dos docentes.
Por serem os mais velhos e talvez porque tenham mais alguma autonomia, foram os alunos do 4.º ano que prepararam e levaram a efeito esta sessão no Polivalente do pólo da Torreira.
Da agenda desta reunião magna dos alunos fazia parte a abordagem dos problemas que existem na cantina, nos quartos de banho e no recreio.
A assembleia foi muito participada, e até os alunos do 1.º ano contribuiram para o estabelecimento de regras e penalizações para os assuntos tratados.
Com o decorrer da assembleia, os professores constataram que os alunos souberam identificar perfeitamente o que é certo e o que é errado fazer nos espaços utilizados por todos.
No final desta sessão, com os registos que foram fazendo, os elementos da Mesa elaboraram a respectiva acta que será lida e afixada em todas as salas de aula.
Ficamos à espera que as regras aprovadas por todos não fiquem só no papel… para que não tenham de se aplicar sanções a ninguém!!!
Esta assembleia faz parte do Plano Anual de Actividades, e tem como principais objectivos levar os alunos a reflectir sobre a vida da escola, identificar problemas surgidos e procurar soluções entre todos para responder aos problemas. No fundo, trata-se de mais uma aprendizagem colectiva de educação para a participação cívica responsável e de aquisição de hábitos na procura de soluções partilhadas para problemas ou assuntos de interesse comum, inerentes à escola e à vida que nela se processa.

3 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Excelente iniciativa!
De pequenino se torce o pepino!

Unknown disse...

Obrigado por o prémio.
Sou o Tiago do 3c.
Bjs do 3c.

Anónimo disse...

Nós (os alunos do 1ºB), achamos que foi importante participar na Assembleia da Escola. Sabemos que nem sempre cumprimos todas as regras, mas vamos melhorar e não nos meter em sarilhos.
Os nossos pais vão saber quais são os castigos que vamos ter se fizermos asneiras.

Turma B do 1º ano