quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Aulas condicionadas pelo estado das estradas

Por estes endereços de Amarante, já há mais de duas décadas que a precipitação em forma de neve era um fenómeno não observado. A sua aparição fugaz, com intervalos de vários anos, dava somente para tingir os cumes mais elevados da serra do Marão.
A ideia dominante que vem sendo comunicada há mais de uma década por todas as fontes de informação acerca do “aquecimento global”, faziam acreditar que no nosso tempo jamais voltássemos a ver neve a cobrir lugares situados abaixo da meia encosta, altitudes a que a freguesia de Fregim (Amarante) está situada.
Na passada sexta-feira (9 de Janeiro de 2009), o tempo demonstrou que à nossa altitude, entre os estados atmosféricos característicos da estação do Inverno, não são de excluir as temperaturas negativas, a queda de neve e a formação de gelo.
O episódio da queda de neve, ocorrido quase ininterruptamente desde o final da manhã até ao anoitecer, para a maioria das nossas crianças foi a primeira experiência observada de semelhante fenómeno, que receberam com grande entusiasmo e diversão. No entanto, pelas consequências resultantes deu para perceber que a nossa sociedade, no seu todo, desaprendeu e não está preparada para lidar com a adversidade natural de algumas horas de neve seguida da formação de gelo. Com as estradas intransitáveis, os carros bloqueados, os professores deslocados de outros concelhos, as crianças na escola, os pais e encarregados de educação nos seus empregos… o que compete a cada um fazer, e como melhor proceder em segurança salvaguardando a humanidade de todos?
Alguns professores que se haviam deslocado para a escola em transporte próprio regressaram a pé a suas casas, e só 48 horas depois puderam recuperar as suas viaturas com cuidados redobrados, dado que a neve e o gelo persistiam nas estradas e nos caminhos municipais de acesso à escola.
Na segunda (12) e terça-feira (13) a rede de transportes escolares foi suspensa, e como a maioria dos alunos se desloca à escola por esse meio, poucos foram os que compareceram às aulas. Os professores, pelo seu lado, iniciaram a semana cumprindo os seus horários habituais, tendo que adaptar as actividades escolares aos poucos alunos presentes em cada sala.
Entretanto, se as condições meteorológicas não se agravarem nas próximas horas e os transportes escolares voltarem ao serviço, é de esperar que amanhã (14 de Janeiro) tudo regressará à normalidade, uma vez que a chuva que já hoje se fez sentir permitiu desimpedir todos os acessos que conduzem à escola EB1 e ao JI da Torreira (Fregim).

4 comentários:

Professora Georgina Pinto disse...

PARA A PROFESSORA FLORA QUEIRÓS E ALUNOS AS LETRINHAS DO GIL E PROFESSORA OFERECEM UM MIMINHO PELO EXCELENTE TRABALHO PUBLICADO NO VOSSO BLOG.
PASSEM NO NOSSO BLOG.
BEIJINHOS PARA TODOS.

EB1 Aldeia do Futuro disse...

Apesar dos transtornos que certamente causaria eu adoraria que por aqui tivesse nevado. Mas ainda não foi desta que pude dar uma aula na neve. Tivemos muito frio e muito gelo: nos carros,nos bancos, nos baloiços, na relva, numa poça (houve quem lhe chamasse ringue de patinagem...).Fico até com pena de não ter estado aí convosco! Parabéns pelo que divulgam no blog. É um prazer cá vir. Um excelente 2009 para todos!

Anónimo disse...

Para os alunos foi uma festa, para os professores... uns dias complicados.
No final valeu a pena pelos sorrisos de alegria, mas para este ano já chega!

Anónimo disse...

Os alunos adoraram...Complicado foi chegar a casa. Onde estava a Protecção Civil? As "Entidades Superiores" que fizeram? Valeu o bom senso dos professores.....