sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Actividades com desfile em tempo de Carnaval

Os dias que antecedem o Carnaval, em que vamos entrar, na EB1 da Torreira (Fregim) têm sido marcados pela realização de actividades lectivas alusivas à quadra.
O Carnaval é comemorado nos três dias que antecedem a Quaresma. De acordo com a tradição cristã, a Quaresma é um período de quarenta dias, até à Páscoa, iniciado na Quarta-Feira de Cinzas, e corresponde a um tempo de jejum e abstinência. Portanto, antes da quarentena de sacrifício, o Carnaval era por tradição a última oportunidade para se cometerem alguns excessos que acabavam sempre em festejos.
Em contexto educativo, a época carnavalesca proporciona momentos em que as capacidades criativas dos alunos são mais incentivadas e exercitadas. Por isso as paredes das salas de aula, assim como os átrios, enchem-se de trabalhos coloridos, representações do imaginário relativo ao tema, produzidos pelos alunos: máscaras com utilização de diversos materiais, palhaços de muitos tamanhos, serpentinas, confetis, balões, e, principalmente, muita cor… preparando o desfile programado no Plano Anual de Actividades.
Este ano o tema do “desfile de Carnaval” era relacionado com o mundo e a cultura Árabe, o que previamente motivou uma preparação dos professores para darem a conhecer os seus trajes e costumes. O tema foi escolhido para ir de encontro à actividade “No tempo da Mourama”, que no final do ano irá ter lugar na sede do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz, e que envolverá os diferentes níveis de ensino. Daí que, hoje (20 de Fevereiro de 2009), todos os alunos viessem para escola fantasiados de árabes.
O desfile de Carnaval foi realizado num trajecto realizado na envolvente da escola, percorrendo vários lugares, da freguesia de Fregim. No final do desfile, chegados à escola ainda houve tempo para brincadeiras com os alunos do Pré-escolar, também acabados de realizar as suas actividades carnavalescas no jardim de infância.
O tempo de sol que se fez sentir durante a manhã proporcionou que esta actividade tivesse sido plenamente concretizada, através da qual os alunos puderam vivenciar situações de alegria e divertimento enquanto vão aprendendo a tomar contacto com as nossas próprias tradições.

3 comentários:

Pirilampos disse...

Quando chegarem de férias dirijam-se ao nosso blog, pois têm lá um desafio à espera!!

beijocas

Professora Georgina Pinto disse...

Miminhoooo...para a senhora professora.
Bom Carnaval
Beijocas

Anónimo disse...

Um Carnaval bem fixe.