domingo, 1 de fevereiro de 2009

A plástica de mãos dadas com a escrita


A estação do Inverno de 2008/2009, que estamos a atravessar, tem proporcionado diferentes estados de tempo muito marcados.
A chuva, o frio e o vento, todas as crianças conheciam, mas o contacto directo com a precipitação em forma de neve, para a maioria dos alunos, ocorreu pela primeira vez este ano. A experiência foi de tal modo marcante que se reflecte nos trabalhos de expressão plástica realizados nas diversas salas de aulas sobre a estação do Inverno.
Foi o que aconteceu com a turma C do 2.º ano da escola EB1 da Torreira (Fregim), que elaborou um painel colectivo sobre esta estação do ano.
Tendo por suporte uma folha de papel cenário aplicado na parede, cada um dos alunos desenhou e recortou no seu lugar um motivo referente ao tema, que depois foram colados no painel, dando origem a uma paisagem de Inverno criada com a contribuição de todos.
Com a orientação da professora fizeram a sua exploração e, de seguida, tendo como base o cenário criado sobre o Inverno, partiram para a criação de um texto colectivo. Seguidamente, ainda havia lugar para a realização de um trabalho situado no mesmo ambiente: o da construção de um novo texto de criação individual.
No contexto do tema explorado e da motivação com que os alunos têm vivido este Inverno, surgiram textos muito interessantes, com muita criatividade. Finalmente, todos os trabalhos escritos foram expostos no painel.
Todos os textos elaborados pelos alunos reflectem uma história situada num destes dias de Inverno. É o que têm de comum as histórias criadas na turma.
Os alunos do 1.º ano, turmas A e B, e a turma H do 4.º ano, também exercitaram as suas capacidades criativas e a sua destreza manual representando o Inverno. Para o efeito, utilizaram diversos materiais, de onde resultaram trabalhos muito interessantes.

2 comentários:

EB1 de Cadoços disse...

Colegas e amigos!
Queremos nomeá-los para o prémio "Olha que Blog Maneiro".
Passem no nosso blog para mais informações.

http://eb1-cadocos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Turma B 1º Ano
Os nossos trabalhos sobre o Inverno ficaram muito bonitos!!!
Ficamos à espera que volte a nevar, para brincar na neve.