quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Uma estratégia do JI para articulação entre ciclos

O jardim de infância (JI) do pólo escolar da Torreira (Fregim) presentemente é constituído por três salas em funcionamento lectivo. São três educadoras e 65 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos.
Uma vez por mês, cada educadora desenvolve uma actividade com as suas crianças, destinada a ser partilhada com os alunos das demais salas do jardim. Essa actividade pedagógica, mensal, partiu da iniciativa das educadoras, no âmbito da programação do estabelecimento, começando por ser destinada aos alunos do Pré-escolar.
Entretanto, com o propósito de contribuir e promover a articulação e a sequencialidade inter-ciclos, aquela actividade mensal do JI está a envolver os públicos dos dois estabelecimentos de ensino, aproximando e levando à interacção com alunos e professores do 1.º Ciclo.
Neste âmbito, o teatro na escola é um recurso e uma estratégia pedagógica para fortalecer a auto-confiança e superar bloqueios e inseguranças. As crianças a frequentarem o ensino Pré-escolar estão na fase de vivenciar o processo de socialização e estabelecer amizades, e esta matéria foi a proposta escolhida para tratar com os alunos na actividade levada a efeito.
A educadora Conceição Medeiros preparou com os seus alunos uma peça de teatro sobre uma história que integra o Plano Nacional de Leitura, designada “Quero ser grande”. Para além de terem ensaiado a representação, também prepararam os diversos adereços necessários à representação, e até construíram um castelo para cenário.
A educadora Ana e as suas crianças ensaiaram e representaram a história da “Branca de Neve”. Também aqui houve lugar a preparação de adereços e cenários.
Depois de preparados os convites, alguns alunos acompanhados por uma auxiliar foram entregá-los aos colegas da escola do 1.º Ciclo.
No dia de realização da actividade, as salas do jardim de infância da Torreira (Fregim) ficaram repletas de meninos de ambos os estabelecimentos de ensino, num ambiente de muita alegria e muito talento que há por descobrir em cada um dos protagonistas.
No final da actuação do teatro “Branca de Neve”, os alunos do 1.º Ciclo presentes aceitaram o desafio de, também eles, representarem a peça. E, porque a história é bem conhecida de todos, não se saíram nada mal.
Esta realização conjunta levada a cabo no pólo da Torreira (Fregim), entre JI e EB1, começa a ser muito aguardada por todos, enquanto se dá sentido a que a 'articulação' entre ciclos aconteça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns, são uns verdadeiros artistas.
Neide