quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Escola, o lixo e a higiene pública na Torreira

Para quem chega ao pólo escolar da Torreira (Fregim) depara com um contentor do lixo e três ecopontos que prestam serviço público de recolha aos estabelecimentos de ensino – EB1, JI, cantina escolar –, às habitações contíguas e ao pequeno comércio existente na proximidade.
O contentor do lixo em referência fica exactamente à entrada da EB1, e não raras vezes fica completamente cheio. Nessas ocasiões – mais por falta de cuidado do que por aumento de produção –, o lixo fica a acumular no chão, e no dia seguinte de manhã surge espalhado, a dar péssimo aspecto e mau exemplo de higiene pública para todos.
Na quarta-feira (pp), mais uma vez, o lixo espalhado pelo chão perturbou de tal forma quem por lá passou, nomeadamente professores, alunos, funcionárias e pais, que o cenário não deixou que a escola ficasse indiferente ao que se passava à sua porta.
Enquanto a funcionária, Eulália Pinto, por sua própria iniciativa, fez o que competiria aos utentes e aos serviços de limpeza, apanhando, acondicionando e acamando o lixo, a coordenadora da EB1 da Torreira, professora Neide Teixeira, aproveitou o facto presenciado para junto dos seus alunos recordar regras de civismo e de higiene pública. Em contexto de sala de aula, reflectiram criticamente acerca do observado, enunciaram e escreveram algumas regras da forma correcta de depositar o lixo em atenção à necessidade de preservação do nosso meio ambiente. Algumas dessas regras, depois, foram colocadas no contentor pelos próprios alunos.
Nesta circunstância, todos ficaremos a ganhar se, por um lado, houver mais alguns cuidados no embalamento doméstico dos lixos e no seu depósito no contentor, mas também se revela necessário que os serviços de higiene e limpeza procedam com regularidade à sua recolha no lugar da Torreira da freguesia de Fregim.

1 comentário:

Anabela Magalhães disse...

Vou-te deixar aqui uma sugestão de actividade que poderás incluir onde achares mais apropriado e que eu própria dinamizei na EB 2, 3 de Amarante: separação de lixos da cantina e compostagem.
Por um lado dão solução à grande quantidade de lixos orgânicos produzidos na cantina e que agora vão para o aterro; por outro lado contribuem para um planeta mais verde.
Vamos a isso, Flora?
Se precisares de alguma informação dispõe.
Jocas