terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Revisão ao Ensino do Inglês no ensino básico

De acordo com o Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz para as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a escola EB1 da Torreira (Fregim) tem no Plano Anual de Actividades o Ensino do Inglês como uma das actividades lectivas de enriquecimento curricular para os quatro anos de escolaridade.
O Programa de Generalização do Ensino do Inglês nos 3.º e 4.º anos, foi criado com o Despacho n.º 12 591/2006 (2.ª série), de 16 de Junho, juntamente com outras actividades de enriquecimento curricular, tendo sido alargado neste ano lectivo de 2008/2009 aos alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade, pelo Despacho n.º 14460/2008, de 26 de Maio.
As actividades de enriquecimento curricular (AEC) devem ser ministradas por profissionais das diversas áreas, seguindo o cumprimento de um programa próprio, em que as “aprendizagens devem ir de encontro aos interesses dos alunos, apelar às suas emoções, estimular a sua imaginação e criatividade utilizando a reprodução escrita, sempre que se julgar pertinente”, em articulação com temas ligados ao currículo do 1.º Ciclo.
No âmbito da planificação do Ensino do Inglês na turma H do 4.º ano uma das matérias acabadas de abordar em situação de ensino-aprendizagem foi o tema “amigos”.
Como exercício visando recordar as aprendizagens adquiridas, nomeadamente no decurso do 1.º Período lectivo, a professora propôs aos alunos a elaboração de um texto individual para um amigo imaginário. Para o efeito, facultou alguns tópicos a abordar, podendo recorrer à consulta em livros e no próprio caderno.
A tarefa foi cumprida por todos os alunos. Depois, os textos foram lidos, e em face dos trabalhos realizados a professora seleccionou dois que mais se destacaram, propondo que obtivessem como prémio a sua publicação no blogue da escola.
As autoras dos textos, pois é de duas alunas que se trata, apenas a partir de agora vão saber que os seus trabalhos realizados no Ensino do Inglês foram seleccionados. Por isso, pelos textos que se seguem, estão de parabéns a Patrícia e a Ana Margarida, alunas do 4.º ano, turma H, da EB1 da Torreira (Fregim).

Texto 1

Hello friend! My name is Margarida. I am nine years old and, in six days, I am ten.
I've learned colours, pets, farm animals, wild animals, clothes, food, days of the week, family… and questions and answers.
My favourite colour is pink. My favourite pet is the cat. My favourite farm animal is the duck. My favourite wild animal is the dolphin.
I use to wear jeans, skirt, trainers, coat,…
I have one mother, one father, two grandmothers, two grandfathers and one uncle.
I like chocolate cake and ice-cream. I don't like bananas.
A kiss and bye!
Ana Margarida Castanheira Pinto


Texto 2
Hello my name is Patrícia, I am nine years old, I have one brother.
I like pizza and oranges.
My favourite colour is pink.
My favourite pet is the cat.
I'm wearing pink trousers and pink shirt and pink shoes.
Goodbye my friend… I like you!!
A kiss
Patrícia

5 comentários:

CDEP da Diogo Cão disse...

Obrigado pela distinção. Vocês também já fazem parte da família.

Professora Georgina Pinto disse...

Professora Flora e alunos!
Temos um prémio e um selo para oferecer ao vosso blog.
Beijos

Bea disse...

Eu sei que já tens mas mereces mais uma nomeação minha.
bjs...
PS anda jantar,,, sabado.LOL
bjs

Bea disse...

olha lá... já viste que está outra vez a desaparecer tudo no meu blog?
tou tramada!

Bea disse...

Esqueci-me de dizer que o meu 3cparedes vos deu mais um prémio. Vão levantar, merecem...
bjs