domingo, 10 de maio de 2009

Três experiências para o 1.º ano de escolaridade

A forma mais eficaz de tornar conhecido e compreendido o Homem e o mundo que nos rodeia é formulando questões e procurando encontrar as respostas através da realização de experiências.
Entre a dúvida que nos faz procurar uma resposta e a certeza de que a encontrada é verdadeira, desenvolve-se o domínio da investigação e das ciências.
Entre todas as ciências há um denominador comum que é o “método” pelo qual se chega à descoberta. A esse conjunto de fases do processo da ciência que permite encontrar respostas a alguma interrogação ou dúvida chama-se «método científico».
No entanto o «método» da ciência não é de uso exclusivo dos cientistas, e a divulgação das suas fases e actividades básicas é complementar à natural curiosidade dos nossos alunos, desde os primeiros anos de escolaridade:
1 – Observação
2 – Questão-problema (o que queremos saber)
3 – Formulação de hipóteses (respostas possíveis)
4 - Experimentação (registo dos resultados)
5 - Conclusão (resposta à questão-problema)
No 1.º Ciclo do Ensino Básico o trabalho experimental a realizar no domínio das ciências deve assumir diversos formatos com diferente grau de elaboração, nomeadamente experiências sensoriais, de verificação/ilustração, exercícios práticos e actividades investigativas.
A escola EB1 da Torreira (Fregim) recentemente contou com a colaboração da professora de Físico-química, Rita Pereira, mãe do Diogo (aluno do 1.º ano - turma A) para a realização de três experiências com os alunos da duas turmas do 1.º ano de escolaridade. No contexto da sala de aula foi feita a demonstração da força da pressão atmosférica, do efeito da libertação de dióxido de carbono, e da comprovação da existência de oxigénio na composição do ar.
Com as experiências efectuadas, os alunos do 1.º ano puderam observar, prever e concluir, numa aula que prendeu por completo a atenção e curiosidade de todos.

6 comentários:

Anónimo disse...

As experiências são muito giras.
É muito divertido aprender assim.

Turma B 1º ano

Anónimo disse...

Somos os cientistas de amanhã ... por isso temos de começar cedo.
Queremos sempre experimentar para ter a certeza das coisas e assim aprender mais.


Turma 1º A

Anónimo disse...

Anstelle der Kritik schreiben Sie die Varianten besser. levitra bestellen viagra bestellen [url=http//t7-isis.org]viagra[/url]

Anónimo disse...

me parece esto el pensamiento magnГ­fico http://nuevascarreras.com/ cialis precio en venezuela Vi possono essere errori? [url=http://nuevascarreras.com/tag/cialis/ ]cialis 20 mg wikipedia [/url]

Anónimo disse...

post79, http://www.rc.umd.edu/cstahmer/cogsci/ order viagra professional, incr9, http://www.rc.umd.edu/ order viagra

Anónimo disse...

казино за смс, игровой клуб ударник [url=http://games2.777igrovyeavtomaty.com]Видеопокер играть онлайн бесплатно[/url] игровые автоматы 2003 или казино онлайн бесплатно 3д.