segunda-feira, 18 de maio de 2009

Língua Portuguesa em aferição no 4.º ano


Hoje, segunda-feira (18/05), apenas os alunos do 4.º ano de escolaridade compareceram na EB1 da Torreira (Fregim) pela manhã.
A primeira parte do dia estava destinada à realização da Prova de Aferição de Língua Portuguesa.
A prova tem por referência as competências específicas da disciplina de Língua Portuguesa apresentadas no documento Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais e Programa em vigor.
Desde 2007 que as provas são feitas por todos os alunos, matriculados no 4º. ano de escolaridade, até aí eram feitas por amostragem.
No 1.º Ciclo do Ensino Básico esta modalidade de avaliação é concretizada em provas nacionais. De acordo com o consignado no Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro, as provas nacionais de aferição “constituem um dos instrumentos de avaliação do desenvolvimento do currículo nacional e destinam-se a fornecer informação relevante aos professores, às escolas e à administração educativa, não produzindo efeitos na progressão escolar dos alunos.” (Artigo 17.º)
As provas, embora contenham a identificação dos alunos, serão classificadas anonimamente. Depois de classificadas, serão devolvidas às escolas para publicação das respectivas pautas.
Posteriormente, será facultada às escolas a informação sobre o resultado do desempenho dos alunos a nível nacional e de escola.
Ao início da manhã o ambiente entre os alunos era de algum nervosismo, que logo desapareceu após a primeira parte da prova.
No final, a primeira impressão dada pelos alunos era de satisfação. Quase todos assumiram que lhes tinha corrido bem.
Ficamos a aguardar pelos resultados.
Da parte da tarde a escola voltou ao seu normal funcionamento.
Na próxima Quarta-feira (20/05) será a vez para a realização da Prova de Matemática.

4 comentários:

Bea disse...

De tarde???
Ai...

EB1 Aldeia do Futuro disse...

Esperamos que as provas de Matemática vos corram bem e que tenham bons resultados!

PES disse...

Olá.
É só para informar que está disponível na página da escola E. B. 2,3 de vila Caiz (Actividades do Plano TIC)uma apresentação feita pelos alunos do 9º A, sobre DOENÇAS NA INFÂNCIA, que podem explorar com o 4º ano. No dia 29 de Maio, esses mesmos alunos irão representar uma peça de teatro sobre esse mesmo tema ("Hospital dos Pequeninos"), para esses alunos.
Obrigada pela atenção. Até breve...
Eugénia Pereira

Bea disse...

Que tal ajudarem a salvar as baleias e juntar-se a elas no nosso site. Já viram? e Amanhã terminaremos um trabalho que fizemos sobre elas.
bjs