segunda-feira, 25 de maio de 2009

Send a Whale – Ajuda a salvar as baleias

A acção do homem sobre a Terra tem levado à intensificação da poluição do ambiente e ao perigo de extinção de diversas espécies de seres vivos.
Quando o ambiente entra em desequilíbrio e os seres vivos se aproximam da extinção é a própria espécie humana que começa também a ser ameaçada pelas consequências da sua acção sobre o meio.
Habita nos oceanos o maior animal mamífero existente sobre a Terra que se encontra em vias de extinção. É o caso das baleias, por causa da poluição das águas e, sobretudo, pela caça indiscriminada que têm sofrido muitas delas quando ainda se encontram prenhas.
Nos mares da Austrália e no Atlântico Sul, onde se situam dois grandes santuários de baleias, o Japão é o país que prossegue na matança deste cetáceo, violando uma proibição internacional da caça às baleias.
Duas organizações internacionais que defendem os nossos oceanos têm vindo a proteger as baleias e a denunciar a chacina que têm sofrido. São a Sea Shepherd Conservation Society e a Greenpeace.
Tentando pressionar o governo Japonês para acabar com a caça à baleia a Greenpeace tem em curso uma campanha internacional, online, denominada “Send a Wale”.
Esta campanha propõe que se assine a petição e depois que se construa uma baleia – origami virtual –, que se junte uma mensagem e se envie rumo ao Japão.
A EB1 e o JI da Torreira (Fregim) estão a aderir a esta iniciativa. Durante esta semana, os professores em contexto de sala de aula, irão abordar este tema com os alunos, proporcionando-lhes a visualização de um filme sobre baleias.
De seguida cada turma irá construir a sua baleia virtual, em origami, escrever uma mensagem, e enviá-la, para que se junte às muitas já enviadas.
Agradecemos à professora Beatriz, do blogue 3.º C (EB1 de Paredes), que nos alertou para a iniciativa internacional da Greenpeace. Esta troca de informações e alertas é mais uma das potencialidades dos blogues de escola.
Para aceder ao site da campanha para salvar as baleias clica em send-a-whale.

3 comentários:

Bea disse...

Denada amigos! Sempre atentos...
bjs

Unknown disse...

O vídeo é chocante mas espectacular.A música diz tudo.
Não são necessárias mais palavras apenas ajudar ou pelo menos tentar educar para o respeito pela vida.

CuiShLe disse...

Ja mandei a minha =)