Com a educação pré-escolar são iniciadas aprendizagens de compreensão e conhecimento do mundo, que prosseguem em aprofundamento crescente nos níveis e anos de escolaridade subsequentes.
A construção de saberes básicos, que começam por se relacionar com o meio próximo e «supõe também a abordagem de aspectos científicos que ultrapassam a experiência directa da criança e as suas vivências imediatas», ocorrem na área do Conhecimento do Mundo.
Neste nível de escolaridade propedêutica dão-se as primeiras sensibilizações ao método das ciências questionando sobre a realidade observada, identificando problemas e procurando as soluções. Esta é a abordagem primeira e simples visando desenvolver nas crianças uma atitude experimental.
No Jardim de Infância da Torreira (Fregim), a educadora Ana Maria realizou uma experiência em contexto de sala de aula sobre a germinação de coentros.
Foram utilizadas cascas de ovos como recipientes para colocar a terra, que prepararam e etiquetaram. Depois pegaram nas sementes de coentros e introduziram-nas na terra. Nos dias seguintes regaram-nas e colocaram-nas ao sol.
Passados alguns dias começaram a despontar pequenas plantas, com caules e folhas pequeninas. Os coentros estavam nascidos. Depois foi vê-los a crescer.
sábado, 2 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Está muito giro! Estas educadoras gostam mesmo de fazer coisas Lindas... parabéns,,, bjs
Em Quintãs também gostamos de ciências. Ultimamente, devido a uma acção de formação que frequentei, tem sido mais difícil trabalhar ciências. Os passos e os papéis que devemos preencher tornam trabalho moroso e, a meu ver, fastidioso e desmotivador.
Hoje, não vi este blogue com a atenção que ele merece. Prometo voltar e agradeço a visita.
A informação da actividade levada a cabo no JI da Torreira está clara e pedagogicamente bem justificada.
Contudo, na perspectiva da 'experiência' a única conclusão a que somos levados é de que, tal como a 'experiência', também todo o trabalho da lavoura pode ser percebido nesse mesmo enquadramento, apesar de contemplar uma fase mais, a da colheita.
Enviar um comentário