sexta-feira, 19 de junho de 2009

Agrupamento de Vila Caiz «No Tempo da Mourama»

A comunidade escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz recuou na História até à Idade Média e recriou ao longo do dia (18/06) uma perfeita comunidade islâmica.
Dando execução à actividade com que o Agrupamento conclui o Plano Anual de Actividades, a entrada na escola-sede transfigurou-se no portal da Medina, e nos espaços de recreio os cenários reportavam o souk, a mesquita, e as tendas berberes.
Com um colorido excepcional e num ambiente invulgar, não faltou a presença das artes islâmicas, os artefactos, os produtos e os artesãos. Músicas e bailarinas representando a dança do ventre deram o tom de animação à festa, em que o chá de menta marcou presença, a par do cerimonial do casamento segundo os rituais corânicos.
O califa na sua tenda, a presença das odaliscas, os contadores de histórias, a recitação de versículos do Corão, a chamada e a oração, com todos os figurantes a respeitarem com os seus adereços o estilo mourisco, deram o tom com que todos contribuímos para recriar o que teria sido a sociedade «no tempo da Mourama», fazendo reviver o espírito das “Mil e uma Noites”.
Oxalá todos tenham aprendido a respeitar e a valorizar as diferenças e as identidades culturais e religiosas como factor de aproximação, convivência e tolerância entre os povos, pois o que hoje somos como povo não era possível sem a forte influência islâmica recebida do passado. In Sha’a Allah.

2 comentários:

Pirilampos disse...

Boas Férias!! Brinquem muito!
Beijinhos para todos, dos Pirilampos!
E em Setembro cá nos encontramos novamente.

Anabela Magalhães disse...

Parabéns pela actividade.
Afogada em trabalho não consegui espreitar! :(