sábado, 4 de julho de 2009

Trabalhos de aluno na revista «Terra do Nunca»

As aprendizagens da escrita, da leitura, e da ilustração, através do desenho e pintura, são actividades constantes que a escola básica promove no aluno, numa graduação de dificuldade crescente ao longo da escolaridade do 1.º Ciclo.
Em grande parte, o processo de ensino neste nível de escolaridade realiza-se com o desenvolvimento de competências individuais que têm em vista dotar o aluno de autonomia e criatividade, primeiramente reflectidas no desenvolvimento da capacidade de ler, escrever, pensar, agir e criticar.
Durante o ano lectivo de 2008/2009, na EB1 da Torreira (Fregim) os temas do livro e da leitura tiveram particular destaque na motivação pedagógica e no âmbito das actividades lectivas desenvolvidas. Em primeiro lugar com o projecto em curso «A Mãe na Escola»; depois com a dinamização do projecto «Livros com Rodas» da Biblioteca Escolar; em terceiro lugar com a realização da «Semana da Leitura» (2-6/03) enquadrada na proposta do Plano Nacional da Leitura (PNL); e, finalmente, dinamizando o concurso-passatempo com que a Direcção-Geral do Livro assinalou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23/04).
Entre os diversos trabalhos produzidos sobre o livro, o texto e a ilustração realizado pelo João (2.º ano – turma C), com o título "Um livro é...", mereceram os “aplausos” da coordenação editorial de «Terra do Nunca», suplemento da revista Notícias Magazine, onde foram publicados com a edição n.º 892 de Domingo (28 de Junho de 2009), no âmbito do passatempo “O pequeno escritor”.
Tal como refere a revista, está de “parabéns” o João – com 7 anos de idade –, saudação que não deixamos de estender à professora, à turma do 2.º C, e à EB1 da Torrreira (Fregim).

2 comentários:

Anónimo disse...

O João merece os "aplausos". É um aluno muito bom e um bom menino.
Parabéns e boas férias para todos.
Um beijinho da professora
Neide

Bea disse...

E de novo em actualizações de leitura, deixo aqui os parabéns a todos os meninos Joões, que gostam de escrever e que merecem prémios como este!
Sem esquecer as professoras que ensinam os os meninos a escrever assim. Bjs e continuação de bons trabalhos.