terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aprendizagem prossegue na horta biológica

O tempo de chuva persistente, que vinha fazendo quase ininterruptamente desde o mês de Dezembro último, hoje deu tréguas, ao final da manhã, permitindo prosseguir na execução da horta biológica.
Da parte da tarde, a Dona Filomena, avó do Francisco e do Rafael, veio à EB1 da Torreira (Fregim) e, já na horta, demonstrou como os seus conhecimentos são úteis para plantação de alho francês, alface, repolho de várias qualidades, tronchuda e na sementeira de cebola.
Nesta segunda sessão na horta houve lugar à participação dos alunos e professores da turma C do 2.º ano e da sala 2 do pré-escolar.
Desde a preparação da terrra em regos, ao espaçamento regular das plantas, até à colocação das sementes e dos vegetais, todos experimentaram plantar e semear os diversos produtos hortícolas.
Os trabalhos no campo obedecem ao compasso do tempo, mas também seguem regras próprias, muito experimentadas, que passaram sucessivamente de geração em geração até aos nossos dias.
Enquanto se cumpriu a segunda sessão do projecto pedagógico «Horta biológica / Compostagem» envolvendo directamente as práticas agrícolas tradicionais, ao mesmo tempo, a escola proporcionou a criação de um contexto de relacionamento pedagógico com o meio envolvente e o ambiente, proporcionando novas aprendizagens em contexto real.

1 comentário:

FRANCISCO E RAFAEL disse...

Queremos agradecer á escola ,pelo dia diferente ,pois não é habitual ter a nossa avó na escola,a participar numa actividade.Gostamos muito de te ter cá ,obrigada avó.