sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EB1 Torreira recebe prémio em Serralves

Ao sair vencedora no concurso do projecto “Mil Escolas”, promovido pela empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP), hoje (22/1) a EB1 da Torreira (Fregim) – Agrupamento de Escolas de Vila Caiz (Amarante) esteve em lugar de destaque na cerimónia de entrega de prémios levada a efeito pela administração da empresa, na Fundação de Serralves (Porto).
Perante uma sala plena de convidados, depois de uma breve apresentação do projecto pelo administrador da empresa (Arménio Pereira) seguiu-se o momento da entrega do prémio monetário e do diploma aos premiados.
Pela parte da escola estiveram presentes as professoras Flora Queirós, responsável pelo projecto vencedor “A água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos”, a coordenadora da EB1 da Torreira, Neide Teixeira, e a Directora-adjunta do Agrupamento, Lurdes Sampaio. Na cerimónia esteve também o vereador da Educação da Câmara Municipal de Amarante (Abel Coelho), a quem coube proceder à entrega do prémio.
Para a escola, e no contexto da comunidade educativa, a distinção que recaiu sobre o projecto apresentado ao concurso surge como uma forma de validação externa dos seus objectivos, que a todos compromete na sua execução, visando promover a educação ambiental a nível dos nossos alunos e da própria comunidade, tendente a recentrar o valor da água enquanto recurso da Terra e a alterar atitudes no que respeita à importância da água e à necessidade de a preservar.
Na EB1 da Torreira (Fregim) ficamos com o compromisso de os professores colocarem o tema da “Água” e os conteúdos do “Ambiente” e da “Sustentabilidade” em plano de relevo das aprendizagens, enquanto matéria transversal dos conteúdos curriculares e como tema gerador de outros conteúdos que se prendam com as ciências da Terra e as ciências da Vida.

4 comentários:

Anónimo disse...

A escola é um bom local para incutir nas crianças uma consciência crítica sobre a problemática ambiental constituindo assim uma forma abrangente de educação dos cidadãos. É nosso dever chamar a atenção dos nossos alunos, de uma forma lúdica e educativa, para os cuidados a ter com a água, pois o futuro da humanidade também depende das atitudes que hoje tomamos.
Sendo assim aqui está o nosso projecto prontinho a ser desenvolvido. Bom trabalho!
Neide

Unknown disse...

Fico feliz e congratulo-vos, mais uma vez, pelas actividades que vocês desenvolvem, pois têm sempre presente a função educativa e lúdica.
Em relação ao tema "Energias Renováveis", que pretendem desenvolver no Carnaval, permitam-me que vos sugira alguns sites para consultarem.
www.ligaaterra.eu
www.ligaaterra.blogspot.com
http://mnetnologia.blogspot.com

Bom proveito e continuem com o vosso excelente trabalho.
Ana Osório

Unknown disse...

A todos os professores envolvidos, aos alunos, pais e auxiliares, deixo os meus parabéns! Vamos sentir frutos de um trabalho conjunto se nos disponibilizarmos a criar, aprender e sobretudo a crescer.
Bom trabalho!!

Mariana Cruz (Projecto Mil Escolas)

Anónimo disse...

A semente está lançada (tanto a da horta biológica como a deste projecto).
Oxalá ela caia em "terreno fértil"(acredito que sim), para se fazer óptimas colheitas!
Lurdes Sampaio