terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projecto aprovado no concurso «Mil Escolas» (20.823)

No ano lectivo em curso (2009/2010), as diversas escolas do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz têm como tema pedagógico integrador “O Uso Sustentável dos Recursos Energéticos”.
Com atenções centradas nas problemáticas dos recursos da Terra, na segunda metade do 1.º período, a EB1 da Torreira (Fregim) elaborou um projecto pedagógico inovador reportado ao tema da ‘água e ecossistemas ribeirinhos’.
A iniciativa, de amplitude transdisciplinar, surgiu em Outubro (27) de 2009 com a divulgação do concurso relativo ao Projecto “Mil Escolas”, no âmbito do programa de educação ambiental “A Água e os Nossos Rios”, promovido pela empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP).
No decurso do mês de Novembro (pp) a EB1 da Torreira (fregim) formulou candidatura própria com o projecto “A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos tendo sido seleccionada pelo júri para ser apoiada técnica e pedagogicamente até ao final do próximo ano lectivo (2010/11).
Durante estes dois anos lectivos, alunos e professores da escola estarão envolvidos na execução do projecto que tem como principal objectivo a formação para a importância vital da água e da sua preservação.
No contexto da temática da água e dos nossos rios, os professores e alunos da Torreira vão participar no desenvolvimento de um conjunto de trabalhos científico-pedagógicos, contando que se estendam à participação activa de pais/encarregados de educação e de toda a comunidade educativa.
Entre as diversas actividades curriculares de que se faz o serviço educativo na escola básica, a EB1 da Torreira (Fregim) vai dar particular relevância à importância da água e à preservação dos rios enquanto recursos naturais finitos essenciais à Vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais parabens ,parabens a todos os envolventes neste projecto,sem duvida que é uma mais valia para a nossa escola os nossos filhos só teêm a ganhar com com este projecto,pois nunca é de mais lembrar a importancia da agua.É disto que a nossa escola precisa,é disto que os nossos meninos precisam.Parabens
ASS.E.M