terça-feira, 27 de abril de 2010

A Protecção Civil na EB1 e JI -Torreira

Entre os múltiplos domínios da acção educativa, à Escola actual compete formar os seus alunos difundindo entre eles uma “cultura de segurança”. Este contexto escolar é o mais favorável ao ensino e às primeiras aprendizagens que vão dar os principais alicerces aos cidadãos e à sociedade de amanhã.
“Os programas de ensino, nos seus diversos graus, devem incluir, na área de formação cívica, matérias de protecção civil e auto protecção”, refere a Lei de Bases da Protecção Civil (número 3, artigo 7.º).
Em primeira e última instância, a protecção civil destina-se a todos e a cada cidadão, e todos somos parte, meio e fim, dessa ampla organização que envolve a estrutura do Estado, desde o Governo às juntas de Freguesia, passando pelos governos civis e pelas câmaras municipais, com vista a evitar e atenuar os efeitos decorrentes de situações de acidente grave ou catástrofe.
Na passada sexta-feira (23/04), os alunos do JI e EB1 de Torreira (Fregim) participaram numa acção de formação no âmbito da auto-protecção dinamizada pelo Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS-Porto) subordinada ao tema “À descoberta da Tua Protecção”.
A sessão foi orientada pela técnica Eunice Silva e os ensinamentos transmitidos, exemplificados e de forma muito prática, incidiram em “Normas e procedimentos de actuação e evacuação” a adoptar em situações de incêndio, quer na escola quer em casa.
De igual modo foi transmitido aos alunos informação relativa às funções dos agentes que fazem parte da Protecção Civil (Bombeiros, Polícia, Militares, Cruz Vermelha, INEM…) e devem ter ficado a saber que o primeiro e principal agente da protecção civil é cada um em si mesmo.
Os assuntos abordados adquiriram uma forma de transmissão interactiva e adaptada à faixa etária do grupo tornando-se muito proveitosa mesmo para os mais pequenos.
No final, à saída do polivalente, os alunos organizaram-se por turmas, em filas, não esquecendo o chefe de fila e o cerra fila, aplicando um procedimento básico de evacuação e que já é prática no dia-a-dia da escola.

Sem comentários: