sábado, 10 de abril de 2010

Ilhas de bruma onde as gaivotas vão beijar a terra

Proveniente da ilha Terceira (arquipélago dos Açores) a EB1 da Torreira (Fregim) recebeu um novo trabalho de divulgação do concelho de Praia da Vitória, elaborado por 4 alunos da EB1 de Santa Rita.
Produzido sob o formato de documentário com locução dos próprios alunos, através de belas imagens colhidas em vários pontos do concelho açoriano, ficamos a conhecer as principais características observáveis em Praia da Vitória (cidade e concelho), onde são colocadas em evidência as bonitas paisagens, desde as pastagens até ao mar.
As características naturais do concelho surgem bem demarcadas na presença das fumarolas e na rocha basáltica, a testemunhar a origem vulcânica da ilha, no Paúl de Santa Cruz e de Cabo da Praia. As referências ao clima, à vinha, às pastagens naturais, a passagem pela cidade com vistas da sua marina e do porto, a base das Lages,... ao leite e às touradas à corda, são outros aspectos situados entre o urbano e o rural mais marcantes deste trabalho que justamente merece os nossos elogios.
A parceria existente entre estes dois estabelecimentos de ensino - EB1 da Torreira (Fregim) e EB1 de Santa Rita - foi iniciada em Novembro de 2009 com o projecto "Conhecer Outra Cidade", como complemento formativo e de motivação pedagógica de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) existentes em ambas as escolas, proposto e coordenado pela professora Ana Martins.
Este projecto visa a elaboração de trabalhos pedagógicos sobre cada uma das localidades e a sua produção com recurso a meios tecnológicos simples mas que permitem trocar informações e dar a conhecer os respectivos concelhos entre os alunos de ambas as escolas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda ven que alguém colocou um comentário sobre a avaliação. Pois andava a procurar avaliação de professores e deparei com este blog. Ainda bem que existen professores que não desanimam. Adorei este blog. Pena não encontrar mais deste tipo este blog devia ter aopção de seguidores. Está muito bem. Como estive a ver o blog com muita paciência tenho de admitir que algumas msg estão correctas e até corcordava com elas, no entanto temos de reconhecer o esforço dos professores que se empenham em criar estes blog's.
Ainda bem que alguém o faz.

Humberto Deodato