quarta-feira, 21 de abril de 2010

Visita à "Feira das Ciências" da ESA

As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico devem comportar as primeiras abordagens ao domínio das ciências com recurso à experimentação, considerando a divulgação e a utilização do método experimental como prática necessária à obtenção do conhecimento.
Este ano lectivo (2009/2010), o projecto “A ciência vai à escola”, iniciado com a turma F do 3.º ano, acentuou a vertente das práticas experimentais na EB1 da Torreira (Fregim), contando com a colaboração técnico-pedagógica regular de três docentes da Escola Secundária de Amarante (ESA).
Neste âmbito, um grupo de alunos - turmas E e F do 3.ºano - visitou hoje (21/04) a “Semana das Ciências e Tecnologias” levada a efeito na Escola Secundária de Amarante. Tratava-se de uma exposição que, tal como o nome indica, era inteiramente dedicada à ciência. Os alunos puderam assistir à realização de variadas experiências, a nível da Física, Química, Biologia e Geologia. Viram a representação do sistema solar; identificaram tipos de rochas; contactaram com fósseis; ouviram falar da origem da vida na Terra, da formação do Sistema Solar, da formação do Planeta Terra. Puderam fazer diversas observações através de microscópios.
Durante toda a visita os alunos mantiveram-se entusiasmados, muito curiosos e várias vezes admirados com o que iam vendo e ouvindo.

Sem comentários: