terça-feira, 15 de junho de 2010

Novas experiências educativas em final de ano

Está a terminar o terceiro período de actividades lectivas, e o ano escolar 2009/2010 aproxima-se do seu termo.
Cumpridas as matérias curriculares e realizadas, pelos alunos, as fichas de avaliação, entre 14 e 18 de Junho de 2010, está em curso no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz a «Semana Cultural».
Durante esta semana, e de acordo com Plano Anual de Actividades (PAA), nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento há prevalência de actividades formativas extracurriculares, que proporcionam nas nossas escolas oportunidades únicas de convívio, articulação e socialização, numa dinâmica mais descontraída, complementar ao processo educativo dos alunos.
Na EB1 da Torreira (Fregim), a «Semana Cultural» começou hoje, (15/06), com uma visita a Cabeceiras de Basto.
Com partida às 9:30 horas e chegada às 17:30, a EB1 da Torreira (Fregim) cumpriu uma actividade que que se pretendia essencialmente lúdica e que acabou por ser, também, bastante pedagógica e proporcionadora de novas experiências, aos alunos.
O Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, localizado em Refojos na sede do Concelho de Cabeceiras de Basto, foi o local escolhido para, num ambiente sossegado e calmo, passarmos o dia, em contacto permanente com a Natureza.
Chegados ao local, com a orientação de um guia, visitámos o Centro de Educação Ambiental onde pudemos observar alguns animais característicos da fauna local: Javali, raposa, veado, codorniz, perdiz, coelho e também algumas árvores, devidamente identificadas: o pinheiro, cedro, sobreiro e carvalho.
De seguida, fizemos uma viagem, em mini trem, pelas ruas da Vila de Cabeceiras.
À hora do almoço, juntámo-nos todos, no parque de merendas, num piquenique que proporcionou um bom convívio entre os professores e funcionárias e muita brincadeira entre os alunos.
Da parte da tarde, visitámos a” Escola Fixa de Trânsito” onde todos os alunos puderam andar de bicicleta, numa pista de circulação com um traçado e equipamento que reproduzia e permitia vivenciar situações semelhantes às da própria realidade da circulação rodoviária. Os alunos foram alertados, pelo responsável da actividade, para os cuidados necessários a uma circulação rodoviária segura.
Por último, fomos até ao Centro Hípico e, no picadeiro, todos puderam montar a cavalo. O entusiasmo entre os alunos foi total. Alguns disseram que estavam a concretizar um sonho que tinham…andar a cavalo!!!
Antes do regresso, houve a surpresa da oferta de um gelado a todos os alunos.
O dia correu muito bem com novas experiências educativas em final de ano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi um dia bem passado e as crianças adoraram.
Neide

Anónimo disse...

Adoramos o dia e queremos repetir.
Turma 1ºA Torreira

Anónimo disse...

Pois... faltei eu... é pena....

Nuno Borges