Cumprida a prova de Língua Portuguesa (06/05) pelos alunos que frequentam o 4.º ano de escolaridade, conforme o que estabelece o Ministério da Educação para o 1.º Ciclo do ensino básico, hoje (11/05) teve lugar a aferição na Área de Matemática.
À hora marcada (10H00), na EB1 de Torreira (Fregim), 25 alunos iniciaram a realização da prova, de 90 minutos de duração, repartida por dois períodos de 45 minutos.
Tratando-se de uma aferição às competências adquiridas em Matemática, a prova iniciou com um exercício simples, em que os alunos tinham de fazer a leitura das horas num relógio analógico. As questões seguintes incidiram na leitura de pictogramas, reconhecimento de regularidades, números decimais, resoluções de problemas, medidas de capacidade e comprimento, itinerários, sólidos, áreas e perímetros. Os alunos tiveram, ainda, de descrever as estratégias utilizadas.
A prova, apesar de conter questões que requeriam muita atenção, foi considerada fácil pelos alunos. Depois de analisados os conteúdos da prova e ouvidas algumas das respostas dadas pelos alunos, os professores preferem aguardar pelos resultados.
Embora as provas de aferição não tenham peso na avaliação, para os alunos, estas provas são o seu primeiro contacto com os ambientes formais de exame, pelo que os resultados nem sempre reflectem os conhecimentos realmente por eles adquiridos no decurso do processo da aprendizagem.
À hora marcada (10H00), na EB1 de Torreira (Fregim), 25 alunos iniciaram a realização da prova, de 90 minutos de duração, repartida por dois períodos de 45 minutos.
Tratando-se de uma aferição às competências adquiridas em Matemática, a prova iniciou com um exercício simples, em que os alunos tinham de fazer a leitura das horas num relógio analógico. As questões seguintes incidiram na leitura de pictogramas, reconhecimento de regularidades, números decimais, resoluções de problemas, medidas de capacidade e comprimento, itinerários, sólidos, áreas e perímetros. Os alunos tiveram, ainda, de descrever as estratégias utilizadas.
A prova, apesar de conter questões que requeriam muita atenção, foi considerada fácil pelos alunos. Depois de analisados os conteúdos da prova e ouvidas algumas das respostas dadas pelos alunos, os professores preferem aguardar pelos resultados.
Embora as provas de aferição não tenham peso na avaliação, para os alunos, estas provas são o seu primeiro contacto com os ambientes formais de exame, pelo que os resultados nem sempre reflectem os conhecimentos realmente por eles adquiridos no decurso do processo da aprendizagem.
Prova aqui
1 comentário:
Como mãe desejo boa sorte para os alunos e professores beijos
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