domingo, 5 de outubro de 2008

Dia Mundial do Professor “Os Professores Contam!”

Comemora-se hoje o Dia Mundial do Professor, sob o mote "os professores contam!"
Reconhecendo que se trata de um grupo profissional fundamental sem o qual “não pode haver nem desenvolvimento durável, nem coesão social, nem paz”, depois de 1993, a UNESCO consagrou o dia 5 de Outubro aos professores de todo o mundo.
Estima a UNESCO que os professores são actualmente mais de 60 milhões em todo o mundo e que, até 2015, será necessário contratar mais 18 milhões para se conseguir nesse ano o objectivo do ensino primário universal.
“Salários pouco atractivos, aulas sobrelotadas, contratos precários e formação profissional às vezes insuficiente. O Dia Mundial dos professores, celebrado no 5 de Outubro de cada ano, é a ocasião de homenagear uma profissão que desempenha um papel essencial na educação de jovens e adultos.”
Em 2008, a UNESCO colocou a tónica desta jornada comemorativa “na necessidade de elaborar políticas coerentes relativas ao pessoal docente, por serem estas o único meio susceptível de garantir um recrutamento duradouro de profissionais bem qualificados.” (sic)
Lembrando a efeméride, citamos Madre Teresa de Calcutá num breve poema onde é acentuado o trabalho indelével realizado pelos que ensinam, apesar de quantas vezes tão pouco reconhecido. Contudo, levado o exercício da profissão como a missão que temos a desempenhar, continua a valer a pena ensinar.

Ensinarás
Ensinarás a voar…
Mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar…
Mas não sonharão o teu sonho
Ensinarás a viver…
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar…
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar…
Mas não pensarão como tu
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem…
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!.

Madre Teresa de Calcutá

2 comentários:

neide disse...

Bem haja quem assim pensa.
Bj
Neide

isabelb disse...

Bonito este poema de Teresa de Calcuta. Se ela voltasse a este mundo e visse como está a vida de quem ensina, morria imediatamente.
isabelb