terça-feira, 14 de outubro de 2008

Motivação para uma desfolhada

Depois de concluídas as colheitas e seco o milho nas espigas, com o tempo favorável durante o mês de Outubro chegava o período das desfolhadas. Com as desfolhadas terminavam em festa, praticamente, as actividades de todo o ciclo agrícola, desde o lavrar da terra, semear, regar e colher o milho, até ao tirar as folhas às espigas.
Há cada vez menos agricultores e menos campos lavrados, mas como a escola EB1 da Torreira (Fregim) está situada em meio rural, nas veigas mais férteis da freguesia ainda se cultiva o milho. Por isso, conciliando o trabalho que o campo exige com o cumprimento do Plano Anual de Actividades, na próxima sexta-feira (17/10) a escola vai participar na realização de uma desfolhada.
Na escola, e de acordo com os projectos curriculares de turma, os professores começam a desenhar estratégias pedagógicas de preparação e motivação dos alunos para a acção, que para a maioria vai constituir uma nova experiência de contacto com o meio e com uma tarefa agrícola tradicional nesta região.
Exemplo de uma actividade de preparação para a participação na desfolhada bem conseguida foi a que ocorreu hoje com a turma H do 4.º ano. Incentivando os alunos a saber como era a desfolhada no tempo dos seus avós, a professora convidou a avó da Filipa, aluna daquela turma, a participar numa aula, para descrever como eram as desfolhadas no seu tempo de juventude.
A D. Olga, uma senhora de 73 anos completados hoje, num tom de voz baixinho, recordou na turma as suas memórias sobre os ciclos do trabalho agrícola ligado ao milho, desde o lavrar da terra até à utilização do “folhelho” e das “barbas-de-milho”.
À medida que falava ia recordando o tempo em que “a juventude tinha muita alegria”, e foi um encanto ouvi-la falar de algumas tradições da terra ligadas ao ciclo do milho.

2 comentários:

EB1 Aldeia do Futuro disse...

Obrigada pela dica de virmos ao Norte aprender o que é uma desfolhada. Estamos no Alentejo e por aqui, normalmente, não se cultiva muito milho. Voltaremos para as fotos.

EB1/JI de Vilarinho-AMT disse...

Espero que a vossa desfolhada tenha tanto sucesso como a nossa!