quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Saber escrever é uma arte a aprender

A escrita e a leitura são competências que se adquirem em simultâneo.
Logo no início das actividades escolares do primeiro ano do ensino básico, os alunos são orientados para a aprendizagem da escrita das letras e do seu valor fonético (sons).
Conhecer bem os grafemas (letras), ensaiando o seu desenho e a sua escrita é um exercício que começa agora e vai continuar ao longo do ano, recorrendo a vários processos de familiarização com estes conteúdos que vão permanecer por toda a vida.
Os alunos da turma A do 1.º ano da EB1 da Torreira (Fregim) começaram a conhecer as letras de uma forma algo lúdica, fora da sala de aula.
No espaço do recreio, com a orientação da Professora desenharam a primeira letra no chão de terra com recurso ao próprio dedo. Todos numa roda, era vê-los nas primeiras tentativas a riscar e a apagar a letra i.
O recreio encheu-se depressa de is, e os alunos contentes mostravam à professora a sua primeira habilidade no domínio da escrita.
Dessa aula aqui fica o seu registo para que nunca se esqueçam da forma bonita como começaram a escrever.

2 comentários:

Unknown disse...

gostei
que bem que estão os meninos ..os iii..o texto..
continua a fotografar as nossas actividades e a apoiá-las com os teus bons textos .
tens o excel... garantido
obrigada.. bjs

Bea disse...

E depois tinham escovinha para lavar as unhas???? sabão líquido na parede do lavatório e toalhitas de papel no WC, como manda a lei claro, pq é proíbido ter toalhas de pano, sabias?
Ai não? ...