quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os Direitos das Crianças e a Matemática

A turma B do 1.º Ano da EB1 da Torreira (Fregim) é constituída por 23 crianças. Cada uma com o seu próprio percurso e as suas experiências pessoais até chegarem à escola, todos com seis anos de idade, são alunos ávidos de aprender e de saber-fazer. Formam um grupo muito activo que proporciona um ritmo de trabalho pedagógico intenso, com realização de muitas e diversificadas actividades.
Tratando-se de um grupo no início da escolaridade, o exercício da aprendizagem requer de cada um o cumprimento de regras comportamentais e a observação de procedimentos normativos que são assegurados, na sala de aula, pela professora Carla Ribeiro.
Das aprendizagens efectuadas na escola, é indispensável que as crianças se reconheçam como indivíduos membros e participantes da sociedade e comecem por aprender a sentirem-se responsáveis.
No âmbito de Estudo do Meio, a matéria de direitos e deveres foi já abordada como tema orientador para a formação cívica e pessoal.
Os direitos das crianças foi assunto que levou à partilha de experiências de enriquecimento colectivo, como também permitiu a articulação com a Matemática na consolidação do estudo dos números até 10.
Considerados os dez princípios que integram a Declaração dos Direitos das Crianças – proclamada em 1959 pelas Nações Unidas – correspondendo a cada direito um número, e fazendo a sua colocação por ordem crescente e decrescente, os alunos chegaram a uma conclusão muito interessante. No que diz respeito à Matemática, faz sentido haver uma ordem crescente na colocação dos números, enquanto em relação aos direitos das crianças essa ordem não faz tanto sentido, pois todos os princípios são igualmente muito importantes e fundamentais para o seu desenvolvimento integral.

1 comentário:

Anónimo disse...

Turma B 1º Ano

Foi importante conhecer os nossos direitos, porque ficamos a saber como devemos ser tratados. Às vezes é um bocadinho difícil distinguir os pais que tratam bem e os que tratam mal.
Com estes direitos aprendemos melhor a colocar os números por ordem crescente e decrescente .