sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Hoje nevou!...

O dia de hoje estava programado assim:
Os alunos da EB1 da Torreira foram ao Rivoli assistir à representação da peça de teatro Alice no País das Maravilhas”, a exemplo do que já havia acontecido com as crianças do JI. Estamos a cerca de 60 quilómetros da cidade do Porto, por isso, havia que sair cedo, rumo à cidade Invicta.
A manhã acordou cinzenta, e quando partimos fazia-se sentir particularmente fria, com tempo seco.
Presentes na sala do teatro, começada a representação, todos se envolveram na fantasia extraordinária que a peça proporciona. Na realidade foram 50 minutos de uma história fantasiosa de muita cor, música e imaginário. Todos gostaram.
De regresso a casa, a meio do trajecto a paisagem mudou por completo de cenário. Como que por magia, a neve caía intensamente e tudo estava coberto por um manto branco. Durante a viagem o entusiasmo das crianças era muito, como a prolongar a fantasia da história. “Professora, será que estamos a sonhar como a Alice?”, perguntou a Diana com os olhos a brilhar.

O dia de hoje não estava programado assim:
À medida que nos aproximávamos de Fregim, a neve caía mais intensa e o autocarro reduzia a velocidade como medida de segurança. As dificuldades aumentaram e, a cerca de 1 quilómetro da escola, o meio de transporte teve mesmo que parar. As estradas de acesso estavam completamente cobertas de neve, já com alguns centímetros de altura.
A paisagem estava tão diferente que as crianças mostravam dificuldade em reconhecer sítios e lugares que lhes são familiares.
O final da viagem acabou sendo feito a pé. Para os alunos foi uma imensa alegria, chegando à escola entre brincadeiras com a neve.
Durante o período de almoço intensificou-se a queda de neve, e as actividades lectivas previstas para o período da tarde tiveram que ser suspensas.
Com as vias de acesso à escola intransitáveis, as professoras deixaram os seus carros debaixo de um manto de neve, tendo que se deslocar a pé até à sede do concelho, que dista 4 quilómetros.
Vamos esperar que o tempo melhore e que a neve derreta…

4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Liiiiindo! Ficará na memória de todos, pequenos e grandes, sem excepção!

Anónimo disse...

Não restam dúvidas que foi um dia complicado, mas isso já passou. Agora, o percurso a pé, o convívio e as gargalhadas jamais se esquecerão.

Carla Ribeiro

Anónimo disse...

Neste dia tão especial não sabemos se gostámos mais do teatro "Alice no país das maravilhas", ou de brincar na neve...


Turma B 1º Ano

Anónimo disse...

Foi maravilhoso ver "Alice ",mas ainda foi mais maravilhoso brincar e patinar na neve....
Os alunos do 1ºA