Num estabelecimento de ensino com oito turmas de alunos abrangendo os quatro primeiros anos de escolaridade, como é a EB1 da Torreira (Fregim), há variadas metodologias de ensino e diferentes estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes na sala de aula, resultante da referenciação científica de cada um e do estádio evolutivo dos alunos.
Cada professor tem os seus próprios recursos técnico-pedagógicos, a sua própria coerência organizativa em contexto de sala de aula, programando e desenvolvendo as suas actividades de acordo com as características dos seus alunos e também de acordo com as estratégias pedagógicas consideradas mais adequadas ao momento e ao contexto lectivo.
Por exemplo, na abordagem de matérias no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, os alunos da Turma E do 3.º ano, desenvolvem frequentemente pesquisas individuais como processo para aquisição de novos conhecimentos em grupo.
Após a definição do tema a leccionar, os alunos ficam responsáveis por uma determinada tarefa, que para cada um pode constar da elaboração de um texto, tendo por base a recolha de informação sobre o assunto. A fase de recolha é feita com recurso a pesquisas em diversas fontes de informação, tais como livros, jornais, internet, ou os próprios familiares.
Depois, já em sala de aula, cada um expõe os resultados do seu trabalho de pesquisa, sujeitando-se às questões que os colegas e a professora entendam colocar. Por fim, com a informação obtida, os alunos participam na elaboração de um trabalho colectivo no quadro, supervisionado pela professora.
Concluído o trabalho pela turma, o mesmo é escrito no computador e impresso para integrar o portefólio da turma.
Entretanto, o texto produzido pelos alunos com a supervisão da professora é utilizado para todo o tipo de abordagem, quer a nível de exercícios de leitura, identificação de palavras difíceis e também a nível gramatical.
Nos últimos dias os alunos têm andado atarefados a pesquisar sobre diversas figuras nascidas em Amarante, que pela sua genialidade se destacaram no panorama da sociedade e da cultura portuguesa. Estamos a referir Paulino Cabral - Abade de Jazente, António Cândido, António Carneiro, Teixeira de Pascoaes, Amadeo de Souza Cardoso, Alexandre Pinheiro Torres, Agustina Bessa Luís, entre outros.
Depois de construídas as suas próprias aprendizagens, é ver como os alunos abordam os conhecimentos adquiridos, em resultado de uma metodologia de ensino que obriga a trabalho autónomo e participativo.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Olá!
A este blogue foi atribuído o troféu “Pedagogia do Afecto”. Visitem o nosso blogue para saberem mais:
http://eb1-cadocos.blogspot.com/
Os alunos do 3º E dão os parabéns à professora Flora, principal responsável por este blog, por descrever de forma eloquente o nosso trabalho na sala de aula.
Os alunos do 3º E dão os parabéns à professora Flora, principal responsável por este blog, por descrever de forma eloquente o nosso trabalho na sala de aula.
Quando todos sabemos que o processo educativo assenta na metodologia usada por cada professor e no trabalho realizado pelos alunos, as boas práticas pedagógicas devem ser divulgadas sem receios.
Flora Queirós
Claro... por isso é que depois os relatórios da OCDE nos têm de ser favoráveis ;-)LOL
bjs
Ó Tiza, não tragas para aqui essa encomenda!
Quero apenas felicitar a professora e os seus miúdos e de caminho felicitar ainda a escriba deste blogue.
Estais no bom caminho.
Da partilha de estratégias resultam mais valias difíceis de quantificar, mas tão proveitosas e gostosas de sentir!
Foi um prazer passar por aqui.
Bonjorno, eb1torreirafregim.blogspot.com!
[url=http://viagragent.pun.pl/ ]Vendita viagra in Italia[/url] [url=http://cialishols.pun.pl/ ]Compra cialis generico[/url] [url=http://viagratetb.pun.pl/ ]Comprare viagra in Italia[/url] [url=http://cialisiall.pun.pl/ ]Vendita cialis generico[/url] [url=http://viagraradj.pun.pl/ ]Compra viagra [/url] [url=http://cialisantr.pun.pl/ ]Comprare cialis online[/url]
Enviar um comentário